Casa > O > O Que Bill Gates Quis Dizer Com, 'Quando Eu Li Sobre Fibras Ópticas Ou Wireless, Eu Disse Para Mim Mesmo, 'Uau, Isso Soa Como Pneus Radiais'?

O que Bill Gates quis dizer com, 'Quando eu li sobre fibras ópticas ou wireless, eu disse para mim mesmo, 'Uau, isso soa como pneus radiais'?

É útil ir à fonte sobre isto: A lição de pneus radiais para Silicon Valley

até 1970, quase todos os carros e camiões enrolados em pneus de pneus inclinados. Sob os degraus de borracha, as correias de nylon corriam diagonalmente, a 30 ou 45 graus, formando um crosshatch. Isto permitia paredes laterais mais fortes e uma fabricação mais barata. O problema era que os pneus de polarização precisavam ser trocados a cada 12.000 milhas.

Então vieram os pneus radiais. Introduzidos em 1949 pela Michelin, os radiais têm correias de aço no interior que atravessam a banda de rodagem a um ângulo de 90 graus. Elas são mais largas, melhores para dissipar o calor e mais seguras. Embora os radiais custassem um pouco mais a fabricar, duram pelo menos 40.000 milhas.

O primeiro carro americano que veio com radiais foi o Lincoln Continental de 1970. Quatro anos mais tarde, Goodyear estava fazendo apenas pneus radiais. Outras empresas falharam e pagaram caro. No final da década, os radiais tinham efetivamente 100% de participação no mercado de carros.

Que nos traz de volta ao Vale do Silício. Nos anos 80 e 90, a tecnologia estava mudando tão rápido que um novo computador era quase descartável. Você se atualiza a cada poucos anos. Mas à medida que a inovação abrandou, eles duraram mais tempo, o que significou menos pessoas comprando computadores.

Bill Gates estava preocupado com isso em 1991. "Quando os pneus radiais foram inventados", disse ele em uma entrevista, "as pessoas não começaram a dirigir seus carros muito mais, e isso significa que a necessidade de capacidade de produção diminuiu muito, e as coisas ficaram todas bagunçadas". A indústria de pneus ainda está confusa"

Durante o "dot-com boom", o Sr. Gates invocou novamente a analogia. "Sempre que leio sobre fibras ópticas ou wireless, digo para mim mesmo, 'Uau, isso soa como pneus radiais'", disse ele. "Quando eles conseguiram pneus radiais, as pessoas dirigiam quatro vezes mais só porque os pneus duravam mais tempo? Não, a indústria encolheu"

Gates é spot-on.

Já não estamos numa posição em que o equipamento e a infra-estrutura precisam de ser actualizados com a mesma frequência.

Quando eu estava a ajudar a construir o MFS no início dos anos 90, corremos o Rockwell 3X50 multiplexors, o que deu uma quantidade enorme de 135Mb/s entregues como três DS3 por par de fibra, e quando precisávamos de mais capacidade num edifício, isso implicava puxar mais fibra. Muito caro.

Quando eu estava construindo a banda larga Enron no final dos anos 90, estávamos colocando 40 canais de 2.4Gb/s por par de fibra, com um caminho para colocar 80 canais de 2.4Gb/s sem mudar nenhuma das eletrônicas existentes ou adicionar mais fibra, com estações de regeneração necessárias a cada poucas centenas de milhas.

Agora, o estado da arte está em algum lugar ao norte de 80 canais de 100Gb/s, com sistemas de 500Gb/s em implantação e pessoas olhando 1Tb/s. Na mesma fibra que estávamos usando nos anos 90 - não apenas no mesmo tipo, em alguns casos, exatamente a mesma fibra que foi colocada na época. E os spans regeneradores também estão muito acima - até 4000km em alguns casos.

Então, hoje, eu poderia implantar um sistema de 8.8Tb/s em aproximadamente a mesma pegada de cerca de 600Mb/s em 1992, com aproximadamente o mesmo custo. E ao contrário da minha implementação de 1992, é possível atualizar para 1Tb/s por lâmina de porta, levando-me a 88Tb/s. Crazy.

Isso significa que apesar de um enorme aumento na largura de banda total, o volume total de fibra sendo construída, o volume total de equipamentos sendo vendidos, isso é maneira, muito abaixo. Durante o inverno nuclear das telecomunicações, pensamos que isso se devia ao fato de muitas empresas perseguirem muito poucos clientes reais. Por esta altura, sabemos que o pensamento estava errado, e era devido ao facto de haver um limite difícil para o quanto era necessário gastar, porque a construção dura era realmente um negócio único, e a electrónica precisava de ser actualizada muito, muito menos frequentemente.

O mesmo se aplica aos computadores, e aos telemóveis - já não precisa de substituir o seu computador todos os anos ou mesmo a cada dois anos. Nós meio que nos colocamos em um lugar onde tudo o que é importado acontece na "Internet", e se você for capaz de rodar um navegador com sucesso, você não precisa de muito mais. O que significa que você precisa atualizar seu computador muito, muito menos frequentemente.

O mesmo com seu celular, onde ciclos de volta muito mais longos estão sendo vistos, em parte em resposta ao custo muito mais alto das unidades, partido devido ao fato de que uma vez que você está em um processador multi-core de 64 bits em seu celular... não há um incentivo enorme para continuar atualizando.

São pneus radiais, tudo de novo. Já se foram os dias de precisar de pneus novos todos os anos, como as coisas eram por volta de 1970. Os pneus duram um mínimo de 36K milhas, com 60K milhas não sendo incomum, ao ponto de eu conhecer pessoas que nunca compraram um conjunto de pneus, porque nunca tiveram um carro o tempo suficiente para enfrentar essa perspectiva.

Se você é um consumidor, isso é uma grande vitória. Se você é uma empresa de pneus, não tanto.

O mesmo se aplica à indústria de semicondutores, à indústria de computadores e provavelmente à Microsoft, onde o número de novas licenças vendidas por ano começará a cair precipitadamente em algum momento devido ao fato de as pessoas não substituírem mais os computadores com tanta freqüência.

Se você está se posicionando no reino do X como serviço, com receita vinculada ao número de usuários que assinam o seu serviço, as coisas estão ótimas, pois mais pessoas do que nunca poderão acessar os seus produtos. Se por outro lado, você está vendendo gizmos e licenças por unidade? Sim.... Eu estaria a pensar muito bem no que aconteceu na indústria de pneus.

De Dewey

Como podemos desenvolver uma aldeia como uma aldeia inteligente na Índia? :: Como salvar uma grande conversa completa do Facebook