O que é arte representativa? Quais são alguns exemplos?
A arte representativa é a arte que representa algo, o que significa que o conteúdo tem uma identidade. A maioria das pessoas pensa que representação significa apenas a representação naturalista da natureza, ou arte realista sobre figuras, paisagens ou rostos. Mas mesmo que uma obra de arte mostre um rosto humano vigorosamente distorcido, mas que ainda assim reivindique que é um rosto, ela é representação, como representa um rosto, de maneira incomum, no entanto. Portanto, mesmo trabalhos aparentemente abstratos são representacionais, desde que afirmem "mostrar" algo. Como exemplo, vejamos uma obra cubista de Picasso. Chama-se o português com guitarra, mas não se parece nada com ele, a menos que você olhe e pense bem. Pegue Mondrian's Broadway Boogie-Woogie. Não sei o que é Boogie-Woogie, mas mesmo naquela pintura suprematista abstrata, Mondrian viu a Broadway e 'Boogie-Woogie', e assim deu-lhe o nome. Normalmente, o nome define o assunto, e se é dado pelo artista, então a pintura deve representar o que o artista queria que ela representasse. Neste caso, a Broadway Boogie-Woogie, que nada mais parece do que tiras e pontos de várias cores na superfície branca. Se você for criativo o suficiente para se ligar à pintura, então você pode dar uma olhada na mente de Mondrian.
Broadway Boogie-Woogie de Mondrian
Por vezes, os artistas não querem que sua pintura represente algo. Pegue Mondrian de novo. Ele tem uma pintura chamada Composition II em vermelho, azul e amarelo. Aqui, a pintura não retrata nada mais que o que vemos, apenas alguns quadrados de vermelho, azul e amarelo. Não deve ser considerado como representativo. Mas ainda assim, Mondrian nomeou-a para ser uma composição em vermelho, azul e amarelo, por isso a pintura deve retratar ou representar essas cores, não é?
Sim, há Kandinsky, que sempre nomeou as suas pinturas como 'composição' ou 'improvisação', mas as suas pinturas não conseguiram atingir a forma mais elevada de abstracto não representativo, embora ele tenha sido o pioneiro.
Composição II em vermelho, azul e amarelo por Mondrian
Outro artista famoso é mais famoso pelos seus abstracts quase não-representativos. Não estou a falar de Kandinsky, Franz Kline ou Rothko. Eles têm feito grandes resumos não-representacionais. Kandinsky foi o pioneiro deste knd de abstratos. Mas eu estou a falar de outra pessoa. Olha para os trabalhos do Jackson Pollock. Consegues adivinhar o que significa o número 30 dele? O Jackson tinha o hábito de identificar os seus quadros através de números. O No. 30 é o 30º quadro dele, retratando o seu estilo de assinatura (provavelmente). Mas até este quadro é chamado de "Ritmo de Outono". Curioso, não é? Que tipo de ritmo você vê neste quadro que o faz lembrar o outono? Mas deve haver algum, e você também vai encontrá-lo se você realmente for um bom visualizador. Mas a questão é que queremos sempre ver algo para além do que vemos na arte. Queremos sempre ir fundo. Essa é a mestria do artista para fazer com que o público queira ver mais do que apenas cores. É por isso que há quase sempre uma história por trás de cada arte, mesmo que aparentemente seja a mais simples. É por isso que, quase toda arte é representativa.
Autumn Rhythm by Pollock
Spread the love