Posso safar-me com referências falsas para conseguir um emprego?
Recentemente eu dei uma referência falsa para uma garota que eu gostava no trabalho. Ela não conseguiu obter referências através dos canais oficiais, pois aparentemente os seus superiores directos não queriam fazer isto. Eu estava muito hesitante sobre isso no início, principalmente por razões éticas porque não gosto de mentir. Mas quando chegou o momento, fingi ser gerente dela (eu sou gerente, mas não dela) e dei uma referência linda e gritante, o que mais do que certo lhe deu o emprego.Mas continuou a incomodar-me, por isso olhei para cima e acabou por ser ilegal no meu pescoço da floresta. Não que eu ou ela fôssemos presos por isso, mas mesmo assim. E, como eu estava alegando uma posição incorreta e fazia referência contrária às políticas da empresa, percebi que corria o risco de perder meu próprio emprego por causa disso. Tudo por uma saia que eu gostava. Quando, além dessas dúvidas, ela não agiu com gratidão, nem me deixou saber que tinha conseguido o emprego e até me expulsou do facebook, me senti fortemente traído por arriscar meu próprio emprego por uma criatura ingrata como ela. Ela só precisava de mim aparentemente por uma coisa e uma vez que isso foi feito ela não precisava mais de mim.
Agora estou a ponto de desistir do meu emprego antes que isso saia para me salvar da vergonha de ser demitido (eu nunca fui demitido em minha vida!) e entrar em contato com o verificador de referências para informá-la que minha referência era falsa e que a performance da garota não era de longe tão gloriosa quanto eu a tinha retratado. Eu vou avisá-la que estou deixando meu emprego por vergonha e isso muito provavelmente significará que ela não conseguirá o emprego mesmo que ela já tenha assinado o contrato para isso. Além disso, esta agência de recrutamento em particular nunca mais lhe oferecerá trabalho e conhecendo o mundo do recrutamento, outras agências saberão disso muito em breve, o que significa que ela não receberá mais nenhuma oferta de trabalho daquele canto. Ela provavelmente será punida por abuso das políticas da empresa e talvez por usar indevidamente um superior.
Isso só serve para mostrar que, como outro cartaz disse, eu geralmente recomendo contra isso porque você está colocando uma grande pressão sobre outra pessoa se ela trabalha na mesma empresa e você sempre tem que ter certeza de que você permanece em boa posição com a pessoa que está fazendo isso para você, pois você será pego se você começar a agir de forma arrogante e ingrata e ele vai voltar para morder você. Mas eu me culpo principalmente por não ouvir meu eu ético. Duas vidas/carreiras são agora destruídas por causa disso.
Se você usa referências, use referências reais, não abuse dos seus amigos por isso! O risco é demasiado elevado e depende de demasiados factores para isso.
Artigos semelhantes
- Os anúncios de emprego online são uma forma eficaz de conseguir um emprego?
- O que devo fazer se não tiver referências profissionais?
- Qual é a melhor aplicação que posso arranjar para a negociação de acções falsas?
- Como se mudar para Los Angeles? Devo conseguir um emprego lá primeiro antes de me mudar