Qual é a diferença entre expressionismo e impressionismo (arte/música)?
Impressionismo e Expressionismo são alguns dos tempos encantadores em que os nomes dos movimentos no mundo da arte realmente descrevem muito claramente o que significam.
Impressionismo, que se desenvolveu depois que a câmera apareceu e (pelo menos ostensivamente) aliviou os artistas das restrições do realismo, pede a um artista para dar uma "impressão" de algo, ao invés de uma renderização realista. Isto pode ser aplicado a imagens de pessoas, ou naturezas mortas, paisagens, ou o que quer que seja. Mas o objetivo é destilar algo além da mera imagem e tentar chegar às qualidades mais profundas que poderiam estar disponíveis se apenas alguém pudesse ser mais sensível a elas - as vibrações da luz, o tremor das folhas, as emoções sob a pele, e talvez, a unidade do todo. Ele coloca o artista na posição de analista emocional e estético.
Aqui é "Grainstack", de Monet. É dificilmente uma obra de arte realista, mas ainda preserva o essencial da coisa ao mesmo tempo em que exagera as cores e texturas para dar brilho aos sentimentos do pôr-do-sol (ou do nascer do sol) na pilha. É positivamente luminoso.
<
>e agora podemos olhar para um auto-retrato de Van Gogh, um dos muitos que ele criou.
Neste trabalho - novamente, não realista, ele capta sua intensidade, as ansiedades que sente, a onipresença da energia criativa, da cor em sua vida - e talvez, indique sua própria instabilidade mental.
<
>br>Expressionismo pretende exatamente o que a palavra indica. Sua intenção primária é a expressão de sentimentos ou espírito e, portanto - de fato - dá ao artista permissão para distorcer a imagem ou mesmo dispensar a imagem por completo, a fim de melhor transmitir emoções ou espírito. Há quem pense que o expressionismo levou a arte longe demais - que ela é o equivalente a uma birra artística. Mas há outros que consideram o Expressionismo como uma forma mais "pura" de arte - de arte despojada dos seus não-essenciais, reduzida apenas aos elementos da pintura e aos sentimentos que a própria pintura evoca.
Este é o "No.5 1948" de Jackson Pollock, uma das obras mais famosas do Expressionismo no mundo. Eu não me atreveria a explicar "o que significa" ou é uma tentativa de expressão. Como a maioria das abstrações, que variam com cada espectador.
<
>br>>Outra, que provavelmente concordamos estar expressando um sentimento bem diferente, é "A Green Thought in a Green Shade", de Helen Frankenthaler - embora, mais uma vez, eu não presumiria colocar um nome para o sentimento preciso.
<
>br>>No entanto, agora você pode ver, eu acho, que há uma enorme diferença entre Impressionismo e Expressionismo? E também como uma procedia da outra.....formando gradualmente dando lugar a uma maior ênfase no sentimento e menos ênfase na imagem.
Espera que isto seja útil.
Artigos semelhantes
- A arte digital é mesmo arte?
- Quão bom eu tenho que estar na arte para ser aceito na escola de arte?
- Qual é a diferença entre uma obra de arte original e uma reprodução da mesma?
- Como fazer música para uma canção para a qual escrevi a letra? Qual é a melhor aplicação para adicionar música à canção que escrevi