Qual é a diferença entre uma obra de arte original e uma reprodução da mesma?
Quando um artista cria uma obra de arte única, essa é uma obra original. Esse original pode ser uma pintura de algum tipo, ou uma escultura, ou um trabalho de performance, ou um dos muitos outros tipos de mídia. Parece que os tipos de mídia original proliferam diariamente. Entretanto, se o artista faz com suas próprias mãos OU sob sua supervisão (Jeff Koons tem um enorme workshop com muitos "ajudantes" como o vidreiro Dale Chihuly - e muitos dos artistas renascentistas também), então é um original.
Com a gravura, há muito mais confusão no mundo da arte, e na verdade, a resposta de Bernd&apos precisa de um pouco de esclarecimento. Quando um artista faz uma gravura original, eles fazem uma placa de impressão a partir da qual uma edição é impressa. A chapa NÃO copia uma obra de arte que foi originalmente produzida em algum outro meio (uma pintura a óleo, acrílico, etc.). É uma obra única, criada apenas como uma impressão. As peças da edição são assinadas e numeradas pelo artista. (nota: Existem também as "monoimpressões", que são impressões únicas que um artista faz - cada uma delas uma peça única - são como originais, excepto que são feitas por um processo de impressão)
Se a chapa de impressão - hoje em dia as chapas podem ser feitas fotograficamente - copia, ou seja, REPRODUZ uma imagem que o artista fez originalmente em algum outro meio, e depois as obras da edição replicam ESTA imagem, então mesmo que o artista as numere e assine e mesmo que ele ou ela faça uns pequenos rabiscos extras únicos com suas próprias mãos, e mesmo que a galeria as chame de "originais", elas ainda são reproduções. E o que é realmente importante entender, é que eles têm muito menos valor do que qualquer tipo de original criado pelo artista, não importa como eles sejam hipotéticos. Esta é a área onde ocorreram as maiores desinformações e fraudes no negócio da arte.
Para ser claro, não há absolutamente nada de errado com as reproduções. Elas podem ser ótimas, e servem a um excelente propósito. Eu tenho reproduções de imagens que amo, porque nunca poderia pagar os originais. Mas a questão é importante, porque é fundamental entender a diferença, já que as palavras "original" e "imprimir" são tão freqüentemente mal utilizadas e mal explicadas, e quantias substanciais de dinheiro podem ficar presas na confusão.