Qual é a diferença entre édito, decreto, proclamação e portaria?
Estes são todos sinônimos uns dos outros, todos compartilhando o mesmo significado central apenas com nuance ou uso como jargão legal fornecendo o sombreado entre estas palavras.
Um decreto é uma ordem oficial de um órgão governante ou agente. Essa ordem pode ser feita legislando uma lei ou portaria, ou pode ser uma diretiva executiva, como Trump adora usar. Assim, "decreto" é um termo bastante amplo.
Um decreto é uma ordem oficial de uma pessoa com autoridade. Assim, é um pouco mais restrito, cobrindo apenas os mandamentos de uma pessoa. Também vou ressaltar que a origem latina da palavra (edictum) traduzida para "algo proclamado".
Uma proclamação é na verdade um anúncio oficial, geralmente de grande importância. Assim você poderia usar uma proclamação para ordenar um decreto do órgão governante ou um édito do prefeito.
Um decreto é uma peça de legislação criada por um órgão municipal. As leis de uma cidade são portarias. Mas o significado secundário é exatamente o mesmo que decreto ou édito, uma ordem de autoridade. Assim o Presidente poderia emitir uma portaria, significando exatamente a mesma coisa se emitissem um édito. Deriva do latim para "out in order", ordinare.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre julgamento e decreto?
- Qual é a diferença entre o Bluetooth no Android e no iPhone? Por que não somos capazes de transferir arquivos entre eles?
- A diferença entre 9 e 45 pontos de foco (Canon 800d Vs. Canon 200d) faz uma enorme diferença nas DSLRs?
- Qual é a diferença entre a Cyber Monday e a Black Friday, e qual é a melhor para fazer compras?