Porque é que a relação preço/rendimento da Amazon é tão alta?
P/E>Como outros já tocaram, P/E é tradicionalmente alto, devido ao crescimento esperado dos ganhos futuros.Se dermos uma olhada na história da Amazon's P/E:
>>img src="https://qph.fs.quoracdn.net/main-qimg-5762ab38cfa5f2aa55a47c54cc214626">Podemos ver que o P/E tem sido muito alto, e ainda é muito alto. Isso tende a sugerir que o mercado tem, e ainda espera um alto crescimento de ganhos futuros, precificando a Amazon como uma empresa de tecnologia.
Mas a Amazon tem crescido mais como uma empresa de varejo. Eles cresceram muito sua receita com o comércio eletrônico, mas tiveram um menor crescimento real do lucro líquido:
>br> Isso se deve a menores margens do negócio de varejo. Ter margens baixas é uma característica comum entre os varejistas, pois o custo dos produtos vendidos consome uma parte significativa do lucro.
>
>p>Vemos que a Amazon tem margens comparáveis às dos varejistas tradicionais de tijolos e argamassas. Mas a principal diferença aqui é:
>1. A Amazon gasta proporcionalmente menos na sustentação dos lucros do que os varejistas tradicionais.
2. A Amazon gasta em métodos mais eficientes de crescimento de lucros do que os varejistas tradicionais.
Para 1:
- Os varejistas tradicionais de tijolos e argamassas tipicamente têm mais despesas com vendas/gerais/adminais do que seus equivalentes de comércio eletrônico ("tijolo e argamassa" custa mais para manter do que hardware/software). Eu fiz um cálculo rápido e bruto e descobri que as despesas médias de 4 anos de vendas/gerais/admin da Amazon são de ~56% do seu lucro bruto. As do Walmart são de ~79%. Isto é usando os números do Google Finance:
http://www.google.com/finance?q=NASDAQ:AMZN&fstype=ii
http://www.google.com/finance?q=NYSE:WMT&fstype=ii
Para 2:
- Os varejistas tradicionais dependem mais do crescimento da receita através do alcance do cliente. Eles fazem isso construindo novas lojas em novas localizações geográficas. A Amazon pode fazer isso com mais eficiência usando a internet.
- Como a Amazon gasta significativamente menos para sustentar os lucros e aumentar as vendas no varejo, do que os varejistas tradicionais, a Amazon pode se dar ao luxo de gastar uma quantia significativa em P&D. Novas tecnologias podem render novos métodos de ganhos com maior margem. Os varejistas tradicionais não têm esse tipo de margem alta, potencial de ganhos futuros. Podemos ver aqui que a Amazon aumentou suas despesas com P&D comparativamente aos ganhos:
Com esses investimentos em P&D, a Amazon está transitando para uma mistura de serviços/produtos/retalho. Novos serviços/produtos como: S3, EC2, Kindle, etc. têm alto potencial de ganho, e são produtos de tecnologia de margem potencialmente alta. Isto aumenta a Amazon's P no P/E.
mas porque é que a Amazon's P/E ainda é alta em relação a outros inovadores tecnológicos?:
>p>
>img src="https://qph.fs.quoracdn.net/main-qimg-019ecc05c301c522e87137d615bd4484.webp">>br> A razão aqui é que o lucro foi realizado, ou começou a ser realizado para as inovações do Google/Apple's. Enquanto o lucro realizado para a Amazon não são as suas novas inovações tecnológicas, mas pela sua baixa margem, alta receita, menores ganhos com as vendas a retalho. Isso reduz o E da Amazon's no P/E, em comparação com outras empresas de tecnologia.
Razão principal / TLDR:
O P/E da Amazon é alto, porque o mercado está precificando a Amazon como uma empresa de tecnologia (com alto potencial de ganhos futuros de produtos/serviços de alta margem), no atual lucro mais baixo da Amazon como uma empresa de varejo (baixa margem, alta receita de vendas no varejo).
Artigos semelhantes
- Quais são os telefones Android de alta qualidade que têm uma boa relação qualidade/preço?
- Onde posso obter o preço histórico das obrigações e os dados de rendimento?
- Uma relação de engrenagem mais alta significa mais torque?
- A aplicação Mofono "dinheiro por textos" é legítima? Através de que processo é gerado o rendimento?