O CD tem a melhor qualidade de som do que qualquer outro formato?
Simplesmente, NÃO!
A melhor qualidade de som actualmente é de formatos de áudio HD tais como DVD ou discos Blu-ray.
Então agora entramos nos problemas mais difíceis, tais como não se consegue ouvir a diferença entre áudio de CD e áudio HD porque o áudio de CD pode reproduzir sons mais elevados do que qualquer humano consegue ouvir, ou os discos de vinil soam muito melhor. Mas basta ignorar essas pessoas enquanto eu explico como funciona o áudio digital, que a maioria das pessoas não entende.
Áudio digital descomprimido tem dois componentes. Um é o tamanho da amostra, o outro é a taxa de amostragem.
O tamanho da amostra determina como a música pode ficar mais alta, ou mais especificamente a faixa dinâmica, a diferença entre as partes mais silenciosas e as mais barulhentas (você pode sempre aumentar o seu estéreo para 11 para obter mais volume). Acontece que os humanos podem facilmente ouvir mais de 16 bits de faixa dinâmica do que o áudio do CD de 16 bits fornece. O que isto realmente significa para o HD Audio é que você pode ter uma seção extremamente silenciosa (e não ouvir um monte de barulho), e então bater em seções barulhentas de música. Na prática, as seções extremamente altas são apenas picos momentâneos, mas você poderia, se quisesse, gravar algo com uma enorme diferença no volume, digamos, bem ao lado de uma sirene de emergência. Você teria barulho de fundo de pássaros chilreando, depois a sirene tocando. Se você aumentar o volume para ouvir os pássaros o suficiente para ouvir na reprodução, você pode apenas soprar um alto-falante ou seu ouvido quando a sirene soar.
O outro componente é a taxa de amostragem, quantas vezes você tira uma amostra do som para reproduzir a onda sonora. Quanto maior for a taxa de amostragem, mais realista será a gravação dos sons. Uma vez que os CDs amostram 44,1Khz vezes por segundo, é possível reproduzir sons até cerca de 20Khz, o que é mais alto do que a maioria das pessoas pode ouvir (eu só posso ouvir até cerca de 17Khz), então em teoria um CD pode reproduzir uma faixa de freqüência maior do que os humanos podem ouvir. Mas infelizmente isto não conta para todos os humanos podem ouvir. Os humanos têm uma sensação muito avançada de audição estéreo. Podemos facilmente determinar a direção de onde um som está vindo. Isto é o resultado de diferenças muito pequenas no tempo que leva para chegar a cada um dos nossos ouvidos. O cérebro processa isso e produz uma consciência espacial de onde o som vem, e é bastante preciso. Portanto, é aqui que entra o HD (Alta Definição) do áudio HD. Com uma maior taxa de amostragem, você é capaz de obter uma forma de onda mais refinada com detalhes suficientes para reproduzir essas diferenças minúsculas que fazem o áudio parecer mais vivo e real do que as gravações de CD típicas.
Como as fontes de áudio analógico são melhores, o problema básico com todos os formatos analógicos (fita e vinil) é que eles se degradam em cada reprodução (e até mesmo não tocando). O vinil é notório para wow, flutter, rumble e, claro, scratches, pops e cliques enquanto a agulha atravessa o grove. A fita estica, tem problemas de velocidade e só soa realmente bem a 15IPS ou mais. Nem é ideal.
Um par de pontos a considerar ao pensar em áudio HD.
- Nunca discuta áudio HD com alguém que nunca o tenha ouvido. Completa perda de tempo discutindo com idiotas. Esta é a regra principal do HD Audio.
- O áudio mais disponível comercialmente já está comprimido para a reprodução de CD e rádio. Eles removem propositadamente o alcance dinâmico para tornar a música mais potente e boa em sistemas de má qualidade (como telefones).
- Quanto maior a taxa de amostragem, mais natural é o som. Bons sons de áudio não comprimidos 24/192 abertos e naturais, como se você estivesse na sala se ouvisse em fones de ouvido. Compare a mesma gravação em HD e CD se você puder. Você quer ouvir música não comprimida, e não algum rap ou corte pop. A qualidade do CD é boa o suficiente para isso.
- Discount aqueles que dizem que você precisa gastar muito dinheiro para ouvir áudio em HD. Você pode usar qualquer amplificador analógico (a maioria deles), um leitor de DVD ou Blu-ray (certifique-se de que ele pode fazer 192) e alto-falantes ou headphones decentes. Bons alto-falantes e fones de ouvido podem ser usados por menos de 300 dólares, se você olhar ao redor. Obviamente você pode gastar mais, mas isto o levará para a porta. E, claro, um DVD ou um disco Blu-ray. Procure por gravações digitais completas com taxas de amostragem de 96 ou superiores. 48k não é muito diferente do 44.1, exceto pela faixa dinâmica (que pode ser significativa). Eu montei novos sistemas de $500 e até os ouvintes novatos podem notar a diferença.
Artigos semelhantes
- Qual é a melhor maneira de converter um pdf para um formato amigável para acender ou outro formato amigável para leitor de ebooks?
- Encontrei um ficheiro de vídeo que está num formato .undf. Como posso executar esse arquivo no VLC ou em qualquer outro reprodutor de mídia?
- O que é melhor para usar para a melhor qualidade de som, Áudio de Qualidade Extrema no Spotify ou um reprodutor de música Premium como o PowerAMP?
- Qual é a melhor carteira Verge (qualquer que seja o formato - móvel, desktop ou rígido)?