A TV QLED é melhor do que a 4K normal ou é apenas marketing hype?
na minha opinião, a resposta correcta à sua pergunta é, "Sim".
Sim, são melhores do que uma TV normal de 4K LED/LCD. E sim, é tudo (principalmente) hype de marketing. A tecnologia Quantum Dot é capaz de produzir cores mais vivas e brilhantes, o que resulta em uma maior relação de contraste. Isto se presta muito bem à tecnologia HDR mas pode (e geralmente produz) uma imagem com cores exageradas que é artificialmente impulsionada na extremidade branca do espectro da escala de cinza. Eu ainda não vi uma tela Quantum Dot que foi calibrada pela ISF, mas suspeito que ela pareceria quase idêntica a um painel LCD "regular".
Quando você ouve alguém (como eu) dizer que é apenas propaganda de marketing, a base dessa afirmação é que a sigla "QLED" é deliberada e enganosamente parecida com a sigla "OLED". Este último consegue uma imagem espectacular, com níveis de preto profundo e inky como base da sua excelente relação de contraste, o vídeo bem produzido 4K, HDR optimizado num ecrã OLED é absolutamente glorioso. Alguns diriam, "mandíbula a cair". Especialmente filmagens de cores vivas e brilhantes contra um fundo preto a jacto. (por exemplo, um sinal de néon à noite sem muita outra poluição luminosa). A mesma filmagem em um display "QLED" também parece muito boa por causa do maior contraste devido ao aumento das cores brilhantes - mas é artificial, um truque que alavanca o "contraste percebido" para compensar os seus níveis de preto muito comuns.
TVs OOLED são o auge da tecnologia moderna de TV. Eles são muito mais caros porque a qualidade de imagem é extraordinária. Pelo contrário, as TVs "QLED" são mais um gimmick, e seus preços inflados não são (para mim) justificados. Não sei quanto mais os displays Quantum Dot custam para fazer em relação aos seus equivalentes LCD "comuns", mas parece-me um ardil... "Vês? Custam mais porque são melhores!" E este estratagema é reforçado pelo preconceito de confirmação daqueles que foram atraídos pelo hype de marketing.