O que é este hype sobre o 5G? É mesmo mau para os humanos?
Leio muitas notícias sobre saúde, tanto as convencionais como as alternativas, e alguns pesquisadores acreditam que há consequências negativas reais de se estar exposto à radiação do campo eletromagnético (radiação CEM) em 5G. Claro que já temos alguma exposição à radiação de campos eletromagnéticos em larguras de banda ligeiramente diferentes (celulares, wifi) e por isso há alguns dados por aí que exigem cuidado.
O mais alarmante na minha mente é uma escola na Califórnia que por acaso tem uma torre de celular ao lado da escola. Quando um grupo de casos de câncer juvenil aconteceu, a escola solicitou que a torre fosse movida. Então isto é apenas uma coincidência? O parágrafo seguinte é de um site de saúde mais alternativo, mas é fortemente notado, e relata eventos verificáveis:
"Em 2015, 247 cientistas envolvidos no estudo dos efeitos biológicos e de saúde dos campos eletromagnéticos não ionizantes em todo o mundo assinaram um apelo internacional para as Nações Unidas, pedindo proteção contra a exposição a campos eletromagnéticos não ionizantes devido à evidência de efeitos à saúde mesmo em níveis baixos. Dois anos depois, em 2017, mais de 180 médicos e cientistas de 35 países assinaram uma petição para decretar uma moratória no lançamento do 5G devido aos riscos potenciais para a vida selvagem e a saúde humana"
O mesmo artigo diz que há estudos científicos em animais mostrando ligações entre a radiação dos campos eletromagnéticos e os seguintes: danos oculares e cataratas, função imunológica suprimida, variabilidade da freqüência cardíaca, estresse, crescimento deprimido e arritmias cardíacas.
A minha opinião pessoal é que, especialmente na América do Norte, tendemos a nos precipitar em novas tecnologias e ingredientes químicos, só para descobrir muito mais tarde que há um enorme impacto na saúde - mas muitas vezes, a essa altura, é tarde demais e a toxina está entranhada no ambiente. Instalar 5G vai envolver um enorme investimento de dinheiro, e provavelmente não será retirado novamente, mesmo que tenha um impacto negativo na saúde e bem-estar humano.
Por que não mostrar mais cautela, e fazer uma tabela completa de testes aleatórios de longo prazo sobre a radiação dos campos eletromagnéticos, antes de investir grandes somas para instalá-la. Uma vez armado com os fatos, a decisão de ir em frente será informada.