Um televisor de 55 polegadas e 8K valeria a compra ou um conteúdo de 4K ficaria melhor num televisor de 4K?
Primeira pergunta: você tem uma fonte de conteúdo com resolução superior a 4K?
Se você trabalha na indústria cinematográfica, e trabalha regularmente com câmeras capazes de resolução 6K ou 8K, e tem a necessidade de ver as imagens dessas câmeras antes de serem processadas, então você tem uma boa razão para uma tela de 8K agora. Há um valor real em poder ver todos os pixels que a câmera produz, sem qualquer corte ou redimensionamento da imagem. Da mesma forma, se você trabalha em efeitos visuais, e está trabalhando em um filme onde o VFX é feito com resolução superior a 4K (por exemplo, Dunquerque), você deve ser capaz de fazer bom uso de uma TV 8K. Ou, se você é um fotógrafo, e tem uma câmera cujas imagens de saída têm mais de 3840 pixels de largura, e você quer ver essas imagens em 100% de escala sem recorte, você pode querer uma TV 8K.
No entanto, praticamente todo o conteúdo distribuído ainda é de 4K ou menos. Quase todos os filmes ainda são lançados em 2K ou 4K, e a edição de filmes e efeitos visuais ainda são feitos em sua maioria em 2K ou 4K, não mais. Portanto, há muito pouca necessidade de uma resolução superior a 4K para a maioria das pessoas, simplesmente porque elas não têm nada superior a 4K para olhar.
Uma exceção onde eu poderia apreciar uma exibição de 8K para visualizar imagens que são 4K ou menos: exame realmente crítico de imagens de uma câmera. Ao olhar para imagens 4K numa tela 4K, você tem que chegar bem perto da tela (distância de visualização menor que a largura da tela) para ver todos os detalhes presentes na imagem 4K. A essa distância, você também pode começar a ver a estrutura de 4K pixels da tela, o que pode ser uma distração. Se você exibir imagens de 4K em um display de 8K, e a ampliação for feita por um algoritmo de boa qualidade que não introduz artefatos, então você pode ver o display de uma distância (novamente, mais ou menos igual à largura do display) que esteja perto o suficiente para ver todos os detalhes do conteúdo de 4K, enquanto ainda está longe o suficiente para que você não consiga ver os pixels individuais no display.
No entanto, não vejo que isto valha a pena para nada além das imagens de origem de maior qualidade, tais como dados do visor não comprimidos directamente de uma câmara digital, ou dados que foram armazenados como RAW e que acabaram de ser removidos da camada. Se você não consegue ver nenhum artefato em uma tela de 4K à distância de onde você normalmente o vê, 8K não será visivelmente melhor.
Para ser claro: provavelmente não há mal nenhum em comprar uma tela de 8K quando você não precisa dela. Mas ele tem que ter um preço bastante superior a um display de 4K de qualidade equivalente, por causa do custo de fazer o painel e ter o processo eletrônico 4 vezes mais pixels no mesmo período de tempo. Portanto, a maioria das pessoas seria melhor investir a diferença de preço e economizar até que você tenha um uso real por 8K. Nessa altura, o preço do equipamento de 8K provavelmente já terá descido.
Artigos semelhantes
- Que tamanho de tela de smartphone é fácil de se rachar quando se deixa cair 6,1 polegadas 6,4 polegadas ou 6,6 polegadas?
- Como é uma TV Vu? É apenas um televisor barato, ou é um televisor tecnicamente melhor, quando comparado com o Sony/LG/Samsung?
- Jogar um jogo de PC a 1080p num televisor de 4k parece jogar 720p num monitor de 1080p?
- Se alguma vez quisesse vender a minha conta Steam, valeria alguma coisa? Eu tenho mais de 80 jogos.