Porque é que o bourbon de Blanton se tornou tão difícil de encontrar recentemente?
Esta situação tornou-se perceptível no ano passado, onde quase todos os bourbons Buffalo Trace estavam cada vez menos disponíveis. Não é só o Blanton, mas também o Eagle Rare 10, Col Taylor e Weller-12.Estes whiskies são envelhecidos mais tempo do que os seus bourbons típicos. Blanton é um produto de um único barril que sofre ainda mais por não ser misturado com outros barris.
A empresa familiar Sazerac, proprietária do Buffalo Trace, aponta o boom do whisky como um problema de demanda vs. oferta.
Pelo que li e ouvi de certas pessoas, 8-10 anos atrás, Buffalo Trace não antecipava a demanda que explodiu há cerca de 3-4 anos. A quantidade de whisky que fizeram e colocaram em barris há 8-10 anos atrás não é suficiente para satisfazer a procura mundial de hoje, e tiveram de abrandar o seu engarrafamento para não ficarem sem whiskies mais velhos, nos últimos dois anos. Eles não estão engarrafando barris mais novos, eles estão segurando para eles envelhecerem. Isto alarga a percepção e a reputação destes whiskies, e pode fazer subir os preços. Pessoalmente, acho que Sazerac não está fazendo isso de propósito, seus whiskies sempre foram muito razoáveis.
Eles construíram quatro novos armazéns enormes, controláveis pelo clima, na propriedade, ao norte do 'campus' principal em Frankfort, KY. Mas, por agora, acho que será uma colheita magra por alguns anos.
Cheers!