O Vivaldi Browser comprime dados como o Opera?
TL;DR: Não.
Fui um utilizador de longa data do Opera, desde 2001 até 2014 (a altura da morte da suite de internet construída em torno do Opera's próprio motor de renderização Presto e a introdução de um produto completamente diferente baseado na fundação Google's Chromium/WebKit/Blink), e I'm agora a usar o Vivaldi como o meu browser por omissão (apesar de I'tenho estado "browser-hopping" desde então e tenho tudo desde K-Meleon a Comodo Dragon até Brave actualmente instalado).
A compressão de dados disponível no Opera (chamado Opera Turbo na versão desktop) é't simplesmente uma característica do browser: requer que os servidores façam o trabalho de receber os dados do site original, comprimindo-os e depois passando-os para o utilizador do browser. A compactação de dados é um serviço, agrupado gratuitamente com o navegador pela empresa Opera SA. E esse serviço exige dinheiro: para coisas como hardware, software, largura de banda, manutenção, etc. It'é um líder de perdas que a Opera SA pode pagar graças ao seu fluxo de receitas de licenciamento, acordos publicitários, patrocínio de motores de busca e, acima de tudo, a sua forte posição no sector móvel.
Vivaldi, produzido por uma empresa diferente, tenta implementar as características do antigo navegador Opera para o desktop, mas como um projeto de inicialização relativamente pequeno (no momento de escrever: março de 2016), a empresa não't oferece o serviço caro de compressão de dados, nem mesmo os serviços menos caros Opera 'Classic' tinha, como a sincronização de bookmarks etc (que estão listados como "em breve").
De facto, devido a problemas com a minha linha fixa de internet recentemente, ainda anteontem eu finalmente avariei e instalei o Chromium-Opera, especificamente para tirar partido do seu serviço de compressão de dados para a navegação no desktop enquanto confio na minha ligação à internet celular de backup, pois o Vivaldi não tem equivalente ao Opera Turbo. E dado o seu nicho extremamente restrito (a minoria de utilizadores num subconjunto de plataformas desencantadas com a substituição de um browser minoritário) limitando o seu potencial de rendimento, a Vivaldi provavelmente nunca o fará.
Na verdade, ainda não encontrei nenhum outro browser de desktop que faça o que o Opera Turbo faz. Eu acho que o mais próximo que alguém está chegando é o Facebook com "Artigos Instantâneos" (Facebook Instant Articles) e o Google com "Páginas Móveis Aceleradas" (Google AMP, sua resposta para o Facebook's Instant Articles), ambos exigem que a editora colabore com o Facebook & Google, e ambos são para celular, não para desktop.
Vivaldi doesn't (ainda assim, dedos cruzados) fazem até mesmo o truque de trabalho que a antiga Opera era capaz de fazer, onde você podia configurá-la para fingir ser um navegador móvel, de modo a obter a versão móvel, geralmente muito mais leve, de um site. (Embora tanto o Facebook quanto o Google estejam desenvolvendo soluções para emagrecer sites no celular, até mesmo sites móveis se tornaram inchados além da razão.)
Embora utilize Vivaldi por enquanto, I'estará de olho no Brave, que afirma reduzir enormemente a quantidade de dados carregados pelas páginas web, retirando todos os anúncios, rastreando e código /pixels relacionados, etc (os principais culpados do inchaço das páginas web), enquanto afirma oferecer um caminho ético, apoiando sites com publicidade substituta razoável (& de tamanho razoável) e micropagamentos embutidos, embora estas últimas partes ainda sejam mais uma aspiração do que uma realidade no seu estágio beta atual. A parte "livrar-se do inchaço da publicidade" não é um serviço caro de compressão de dados como o Opera Turbo, apenas ajustes de código. E o serviço de pequenos (em termos de tamanho de dados) anúncios de substituição é para ser pago pelos anunciantes, e não um líder de perda à custa do produtor do navegador's. Isso parece mais viável financeiramente para uma pequena empresa de navegadores do que tentar replicar o modelo de compressão de dados Opera. E talvez essas ideias sejam incluídas no Vivaldi algum dia.