Casa > A > A Locusta Foi Mesmo Violada Até À Morte Por Uma Girafa?

A Locusta foi mesmo violada até à morte por uma girafa?

Esta lenda da Locusta ter sido violada até à morte por uma girafa especialmente treinada é um mito. Segundo o editor do wiki Stevensaylor (Talk:Locusta)

"Até onde eu sei, todas as fontes antigas autênticas e originais sobre a Locusta são agora citadas no artigo. (Se você souber de qualquer outra citação, por favor acrescente.) Estas referências contêm tudo o que sabemos sobre Locusta. O material anterior incluído neste artigo de fontes secundárias duvidosas (vários livros sobre assassinos em série, na sua maioria) incluía algumas informações falsas que parecem ter sido fabricadas por autores modernos.
Ponderando o "mito urbano" de que Locusta foi condenada a estupro por girafa, a mais antiga reivindicação desse tipo que encontro está em A Enciclopédia dos Assassinos em Série, de Michael Newton, primeira edição SOMENTE, que diz:
"Como descrito por Apuleius um século depois, a execução de Locusta's foi cronometrada para coincidir com um dos frequentes festivais romanos - provavelmente o Agonalia (para Janus), realizado em 9 de janeiro. Por ordem de Galba, Locusta foi violada publicamente por uma girafa especialmente treinada, após o que foi dilacerada por animais selvagens"
Embora esta afirmação altamente detalhada possa "soar" factual, não é. (E, curiosamente, não aparece na segunda edição do livro de Newton's). Apuleius não pode ser a fonte, porque em nenhum lugar Apuleius se refere a Locusta; em O Cu de Ouro, Apuelius conta a história de uma mulher envenenada condenada a ser montada por um cu (não uma girafa), mas a mulher em um personagem fictício, não Locusta. Também não temos nenhuma pista sobre a data precisa da morte de Locusta&apos. Tudo o que sabemos sobre o seu destino está contido na breve menção em Cassius Dio, 63.3: "No caso, porém, de Hélio, Narciso, Pátrobius, Lucusta [aka Locusta], a feiticeira, e outros da escória que tinha vindo à superfície na época de Nero's, ele [Galba] ordenou que fossem levados acorrentados por toda a cidade e depois executados." E isso's isso; sem girafa, sem animais selvagens, e sem localização ou data precisa.
Eu escrevi para Newton para perguntar sobre essa afirmação, e ele só vagamente lembra que sua fonte poderia ter sido o notório livro quase ficcional sobre jogos de gladiadores, Those About to Die de Daniel P. Mannix. Na verdade, no capítulo 5 desse livro, Mannix gira um conto totalmente fictício e muito espalhafatoso sobre um treinador de animais cujo trabalho inclui induzir vários animais, incluindo girafas, a ter relações sexuais com mulheres prisioneiras, e Mannix também alude ao episódio de Apuleius. Ainda assim, não há ligação com Locusta"

"I'estou céptico em relação à sua morte. Embora eu não't a coloque para além do humano por causa da sua crueldade (como aprendi, não há nada que o homem ache "demasiado cruel" para infligir a outro ser humano), apenas parece um pouco ridículo. Então eu fiz um pouco de verificação de fatos (obrigado momoricks!), e Uppity Women of the Ancient Times afirma que ela foi executada "eficientemente" sem declarar o método exato (Link), enquanto que Blood and Splendor: The Lives of Five Tyrants, de Nero a Saddam Hussein afirma que ela foi decapitada (Link). Isso parece um pouco menos absurdo, se você me perguntar.65.182.82.248 (conversa) 12:52, 8 Novembro 2010 (UTC)
Na verdade, acabei de verificar a fonte dada no artigo no google books (Link), e ela não tem nenhuma menção de estupro ou girafa. Afirma que ela foi executada publicamente no Coliseu no dia 9 de janeiro, mas não dá mais detalhes. Além disso, ao verificar o histórico de edição, este parece ser um caso de vandalismo. Devia ter pensado em verificar isso primeiro. /facepalm65.182.82.248 (fala) 12:59, 8 November 2010 (UTC)O livro Schechter tem a alegação mencionada, mas cita diretamente a Enciclopédia de Newton's sobre o assunto. I'não foi possível encontrar nenhuma outra menção a esta reivindicação selvagem em nenhum outro lugar. A frase foi reformulada um pouco para deixar claro que esta é apenas a alegação de Newton's. Se não forem encontradas melhores fontes, a alegação deve ser removida. --RadioFan (fala) 14:40, 22 de agosto de 2012 (UTC)Schlechter cita Newton e Newton removeu-a da segunda revisão do seu livro. E mesmo que ainda lá estivesse, eu não' não contaria isso como uma fonte válida. De onde vem esta informação de repente - 2000 anos depois? Estes autores devem aprender a citar (ou parar de inventar coisas). --85.16.76.64(talk) 16:49, 22 de agosto de 2012 (UTC)Eu me lembro da mesma coisa sendo mencionada na página Nero (o imperador). Pode valer a pena conferir o histórico de edição lá também. --Falkvinge 16:51, 22 de Agosto de 2012 (CET)
O livro de Newtons cita a afirmação a Apuleius, escrita um século depois, muito tempo para erros se infiltrarem."

Na essência, não há actualmente provas de que esta mulher que viveu há cerca de 2000 anos tenha morrido desta maneira.

De Gardol Bergeron

GPU RTX 2060 super vs PS5. O que é melhor? :: Quais são os usos medicinais do periwinkle?