Porque é que a privacidade é importante para as pessoas?
Esta resposta é muito mais longa do que eu planeei. TL;DR: sim, a privacidade é importante, pelo menos se você quer viver em uma sociedade livre.Se você quer liberdade, você precisa de liberdade de expressão. Para ter liberdade de expressão, você precisa de liberdade de pensamento. Para ter liberdade de pensamento, você precisa ser capaz de esconder esses pensamentos dos outros, para que eles possam se desenvolver, sem interferência externa.
As sociedades só podem funcionar se houver uma certa quantidade de pontos em comum (valores e costumes compartilhados) que liguem as pessoas. No entanto, numa sociedade livre, as pessoas têm a liberdade de pensar e fazer o que quiserem, desde que não... não espezinhem os direitos dos outros. O que significa que, se a maioria dos membros de uma dada sociedade possui certos valores, e uma minoria possui valores diferentes, essa minoria pode ser evitada. Ou pior, processada.
Que a acusação pode tomar a forma de leis, como as chamadas leis "Jim Crow" que existiam nos EUA, ou as leis anti-gay que existiam em muitos países da Europa Ocidental no passado. (Sim, eu percebo que raça e orientação sexual não são pensamentos, mas opiniões sobre eles são.)
Que também pode tomar a forma de discriminação não-oficial (e muitas vezes ilegal) dessas minorias, como demissão (ou não contratação) de gays por causa de sua orientação sexual, mesmo quando isso é uma violação direta das leis anti-discriminação.
Assim, em qualquer sociedade livre existe tensão entre a defesa de valores compartilhados para promover a coesão, e a liberdade de pensamento e de ação dos indivíduos que não compartilham um ou mais desses valores. Isto significa, na minha opinião, que sociedades verdadeiramente livres não't existem. Para ter verdadeira liberdade, você deve ser capaz de ter qualquer opinião. Inevitavelmente, isto significa que a sociedade terá indivíduos que têm pontos de vista não socialmente aceites. E aqui está o problema.
A maioria dessas opiniões ou ações pode ser vista por muitos como inofensiva (por exemplo, ser gay na Holanda), mas a pessoa em questão pode querer evitar problemas ocultando esse fato de certas pessoas (por exemplo, membros da família religiosa.) A maioria das pessoas achará isso compreensível, se essa for uma opinião compartilhada pela maioria dessa sociedade.
Mas outras opiniões são mais problemáticas. Tem um pedófilo o direito de pensar que as relações sexuais com menores devem ser permitidas? Mesmo quando cumpre a lei e não tem relações sexuais reais com menores de idade? Deve um pedófilo ter o direito de ter esses pontos de vista, mesmo quando a maioria da sociedade se opõe fortemente? O que nos leva a: um pedófilo deve ter o direito à privacidade? Ou deveria um pedófilo ser obrigado a abrir mão da sua privacidade, para que possa ser monitorado para proteger os menores naquela sociedade?
>p>Se você responder essa pergunta com "Os pedófilos não têm direito à privacidade", a próxima pergunta é: "Quem são os pedófilos? Como encontrá-los?"Para encontrar todos os pedófilos, todos devem abrir mão da sua privacidade. Você não pode encontrá-los por rumores, por apontar dedos ou por estatísticas. Para encontrar os pedófilos de verdade, você não deve deixar nenhuma pedra por virar. Isso inclui o seu.
A pergunta então se torna: você ainda pode ser um homem gay de uma família religiosa sem nenhuma consequência negativa? Você pode ser um ex-burglar, que aprendeu sobre seus erros e ainda encontrar um emprego? Que nível de privacidade é suficiente para encontrar, digamos, todos os pedófilos sem expor todos os seus segredos que poderiam lhe trazer problemas? Como o que você realmente pensa de seus familiares? Ou a sua opinião sobre o seu chefe?
>p>A maioria das pessoas vê estas coisas como inofensivas, eu acho que não são. A informação pode ser mal utilizada. Pode voltar e ter consequências não intencionais. Porque as pessoas vão julgá-lo por eles, se as suas opiniões diferirem das suas. E algumas dessas pessoas podem ter o poder de te magoar por isso.E ainda assim, as autoridades precisam dos meios para combater o crime. Para prender anéis pedófilos que permitem o abuso de crianças. Para isso, precisam da capacidade de escutar os criminosos, de pôr escutas nas linhas telefónicas, de ler e-mails. E para isso precisam de alguma forma de acesso regulamentado e transparente à informação e comunicação com um suspeito. Mas a privacidade dos outros, dos não suspeitos, deve ser guardada o máximo possível. E qualquer informação sobre pessoas que são consideradas inocentes deve ser mantida confidencial ou destruída.
Para ter uma sociedade livre, você deve ter liberdade de pensamento. Alguns pensamentos irão colidir com os pontos de vista dominantes dentro de uma sociedade. No entanto, para manter a liberdade, a maioria não deve ter o poder de processar a minoria. Isto significa, neste mundo imperfeito com pessoas imperfeitas, que um indivíduo deve ter os meios para controlar a forma como os outros as vêem. Isto significa um certo nível de privacidade. Na minha opinião, pelo menos :-)
Artigos semelhantes
- Do a questões de privacidade, existe alguma forma de remover o Google, e todas as suas aplicações invasivas de privacidade, de um ZTE Android?
- Por que a proteção da privacidade do domínio é importante?
- Porque é que o terreno alto é importante na batalha? É tão importante agora como era na Idade Média?
- Porque é que o poder é tão importante para as pessoas?