O que aconteceu com a ZTE nos EUA?
Foi a Cisco Networks que pressionou a administração de todos os fabricantes chineses a serem expulsos dos EUA porque a Cisco Networks não podia mais competir com os fabricantes chineses. A Cisco está pelo menos 2 anos atrás dos chineses e 3 vezes mais cara para produzir. A Cisco também não tem a solução total de 5G.A política americana suja levou-a mais longe, hackeando, espionando e roubando códigos fonte, informações de fabricantes chineses, universidades, indivíduos, agências governamentais e ainda não encontrou nem um pouco de informação sobre a colaboração chinesa. Ao contrário de empresas americanas como Apple, Facebook, Google, Yahoo, Microsoft, Intel, Qualcomm, Cisco Networks, Junipter Networks, IBM, Dell, HP, UPS e outras que trabalharam em conjunto com a CIA, FBI, NSA, militares americanos para hackear, espionar e roubar códigos-fonte e informações globalmente (Edward Snowden via Wikileaks) Não sei se essas empresas americanas ainda estão ajudando o governo americano a espionar globalmente.
ZTE vendeu produtos para a Coréia do Norte e o Irã que tinham a sanção americana (não a sanção chinesa ou a sanção da ONU). Foram apanhados e multados e foi-lhes pedido para punir alguns funcionários-chave, o que a ZTE não fez. Assim, o governo americano ordena que todas as empresas e cidadãos americanos e residentes não trabalhem com a ZTE (nenhuma outra empresa americana ou estrangeira foi punida por esses métodos extremamente duros... normalmente os infratores foram lembrados e avisados para punir esses funcionários e pronto.)
Com esta ordem a ZTE tem que acabar com todas as grandes operações porque a ZTE trabalha com muitas empresas americanas para entregar as suas soluções.
No final, a ZTE foi autorizada a trabalhar com americanos mas foi multada em um bilhão de dólares e colocou algumas centenas de milhões em uma conta de garantia no caso de eles violarem a lei de sanções dos EUA novamente. Também o fundador da ZTE, CEO, CFO, COO e a alta administração foram todos forçados pelo nosso governo a sair. Também a diretoria da ZTE foi substituída por americanos escolhidos pela administração trump.
HuaWei, por outro lado, fabricam a maior parte de seus produtos em casa. Devido à agressão e ao bullying americano, a HuaWei parou a colaboração com a Qualcomm e começou a fabricar seu próprio chipset e também anunciou que poderia substituir o sistema operacional google por telefones e o Microsoft OS por tablets e notebooks.
Em resumo, o governo dos EUA conseguiu atrasar a ascensão da ZTE ou pode até mesmo matá-la. HuaWei é outra história diferente.