Porque é que o Netflix não reproduz os meus filmes quando o meu VPN está ligado?
Likely eles fizeram certos compromissos para os proprietários do material licenciado que transmitem. Provavelmente não é para o encorajar a abrir outra conta, da forma como o iTunes o faz (entre AU e NZ, realmente ?). Eles precisam ser vistos para manter o seu fim de acordos, ou pelo menos fazer um esforço.
Um "serviço" VPN pode ser detectado estatisticamente, e se o DNS vazar, ainda mais facilmente. O provedor da licença pode ter direito a um corte maior para certas regiões geográficas, (muitas vezes apenas "resto do mundo").
No caso do iTunes, uma música vendida nos EUA pode ser "contratualmente", mas a mesma música vendida na Austrália pode ser "material licenciado", e a banda pode ter direito a mais de 70% da editora, e a maçã leva 30% do que o consumidor paga, então há imposto, então não entra no catálogo.
Não há nenhuma objeção legal a você usar VPN (sua própria), bloqueá-los é apenas uma tentativa de impor a segmentação do mercado.
Você está observando o conteúdo no país em que ele entra na "sua" rede.
Usando sua VPN "própria", eles não devem ter nenhuma maneira de dizer, mas também podem bloquear faixas de IP emitidas para GCP, Azure, AWS, com base no fato de que qualquer coisa de lá deve ser um proxy de algum tipo. Mas, em todo o caso, alguns pedaços destes são geolocados para outros países (provavelmente por isso é que continuo a receber anúncios holandeses no Google no meu desktop Des Moines IA).