Casa > Q > Quando Um Carregador Está Ligado À Tomada, Mas O Telefone Não Está Ligado Ao Carregador, O Que Vai Acontecer À Corrente?

Quando um carregador está ligado à tomada, mas o telefone não está ligado ao carregador, o que vai acontecer à corrente?

É muito fácil subestimar a complexidade dos pequenos aparelhos electrónicos modernos, como os carregadores. A tentação é imaginar que são versões pequenas de carregadores de bateria de carros antigos, por exemplo, fazendo pouco mais do que reduzir a voltagem, convertendo-se para DC e depois emitindo isto para a bateria.

Nada poderia estar mais longe da verdade. Cada carregador moderno contém um circuito integrado que implementa circuitos complexos para gerir cada situação que o carregador possa ter de enfrentar, com resultados óptimos cuidadosamente concebidos. Isto é possível porque estes chips podem ser feitos para uma questão de poucos pence cada, usando um processo de produção de chips que é essencialmente um tipo sofisticado de impressão multi-camadas, juntamente com uma densidade muito alta de componentes dando um pequeno tamanho de chip. Mesmo o custo inicial do design para algo comum como um chip controlador de carregador pode ser espalhado por milhões de unidades.

Uma lista de características típica (encurtada e simplificada) para um chip deste tipo pode ser algo parecido:

>ul>li>Início suave interno>li>Alta eficiência em uma ampla faixa de potência de saída>li>Operação de ciclo de chip em baixas correntes de picoli>Skip-cycle em baixas correntes de pico>Skip-cycle em baixa freqüência para redução da EMIli>Proteção contra sobretensão>li>Curto-recuperação automáticaproteção do circuito>li> desligamento interno por sobretemperatura>li>Below 100mW standby power>li>Li>Contagem mínima de componentes externos>ul>p>>e isto está ignorando a sofisticação adicional em torno dos modernos carregadores de carga rápida de voltagem variável USB. Não se preocupe com o que algumas destas características significam - a questão é que há muito mais acontecendo em seu carregador de parede do que você poderia imaginar!

A função básica destes chips carregador é modular a energia de entrada da rede para corresponder aos requisitos de energia do dispositivo que está sendo carregado. Eles monitorizam continuamente a saída para ver quanta energia o dispositivo está a consumir, e ajustam a energia de entrada em conformidade. Isto é o que alcança uma eficiência tão elevada na vasta gama de potência de saída consumida pelos dispositivos informáticos modernos (que também fazem muito mais do que apenas carregar a bateria com a potência fornecida pelo carregador, mas isso é outra história).

Não só isto, mas quando a potência de saída desaparece completamente devido ao dispositivo estar desligado, o chip detecta isto e desliga a modulação da potência de entrada quase totalmente. O chip entra em modo de espera, mantendo-se em modo de espera e a voltagem de saída pronta no caso de um dispositivo estar ligado. Como a lista de características acima sugere, esta potência em espera pode ser inferior a 0.1W.

É por isso que a maioria dos carregadores modernos são completamente frios quando nenhum dispositivo é conectado. Eles simplesmente não estão extraindo nenhuma energia significativa e, portanto, não geram nenhum calor significativo com energia desperdiçada. De facto, uma regra geral fiável hoje em dia é que se o próprio carregador estiver mesmo ligeiramente quente ao toque quando não está a ligar nada (depois de ser permitido arrefecer após o carregamento, claro) então é provavelmente um design antigo ou de má qualidade.

Então a resposta à pergunta é que o circuito de controlo do carregador detecta quando o telefone não está ligado, e depois desliga todo o circuito do carregador num modo de espera de energia muito baixa, no qual quase não consome corrente.

De Vierno Delsoin

O que é um tempo de milhas decente para um corredor de hipódromo? :: Em Legends of the Fall, porque é que a Susannah cortou o cabelo antes de se suicidar?