Porque é que Bitcoin, Tor e VPNs não são ilegais?
Distribuição e capacidades.
Todos estes que você menciona não têm um ponto "central". Ou seja, você não pode entrar no escritório do Bitcoin - não há um.
Coisas que se provem úteis serão usadas. Nós, como sociedade, estamos ficando cada vez mais conscientes da intrusão/treinamento/modelagem que está acontecendo entre empresas e governos. Cada um destes métodos que você menciona são métodos que obscurecem a nossa pegada. Em alguns casos, algo que não é permitido em um país está perfeitamente bem em outro. Você usa uma VPN que faz você parecer estar no país "legal". Tor torna o seguimento da sua pegada quase impossível, uma vez que "salta" a sua ligação de servidor para servidor, em tempo real. Isso significa que mesmo que haja a possibilidade de rastreá-lo agora mesmo, num segundo, essa rota não é mais válida.
Bitcoin é uma moeda "Trustless". Isso significa que você não precisa da permissão de ninguém para poder enviá-la para outra pessoa, em qualquer parte do mundo. Como todos os governos e a maioria dos bancos pensam que "quebra as regras", está mudando a maneira como muitas pessoas pensam sobre a viabilidade dos processos governamentais e bancários.
É um bom começo.
Dr. Darwin