Como seria um layout de teclado mais eficiente do que o QWERTY?
Utilizo o Dvorak. É mais eficiente? Na verdade no.
Mudei de QWERTY para Dvorak vários anos atrás depois de desenvolver dores de pulso por digitação. Não foi porque o Dvorak era inerentemente melhor para aliviar as dores no pulso, mas foi diferente o suficiente para me forçar a reaprender a digitar em vez disso, espero que desta vez com uma melhor postura do pulso. Se eu tivesse começado com Dvorak e depois aprendido QWERTY, teria tido o mesmo efeito.
Depois de um tempo eu consegui recuperar a minha velocidade de digitação em algum lugar por volta dos 70wpm. Mas eu não acho que sou mais rápido em Dvorak do que era em QWERTY. Nesse sentido eu diria que Dvorak não é mais eficiente do que QWERTY apesar do que o designer e seguidores entusiastas gostariam de dizer.
Onde Dvorak tem uma grande desvantagem é CTRL-C, CTRL_V, CTRL-S e CTRL-Z, os quatro atalhos de teclado mais comumente usados estão no lado direito do teclado ao invés do esquerdo. Se você não tem umCTRL direito (muitos computadores portáteis menores não têm) isso significa que você tem que usar as duas mãos, uma para segurar o CTRL esquerdo, a outra para bater a tecla.
O que eu gosto no Dvorak é que ele é mais confortável, com menos movimento perceptível dos dedos, mas o movimento dos dedos não é geralmente o fator limitador para digitação, não abaixo de 80wpm de qualquer forma. Também gosto que a tecla 's' esteja debaixo do dedo mindinho direito, que quase nunca é usado em QWERTY, isto parece apenas bom senso para usar todos os seus dedos disponíveis. Como um bônus, às vezes também é divertido ver pessoas lutando com meu layout de teclado Dvorak.
Recentemente, entretanto, eu quebrei meu pulso direito em um acidente (não relacionado à digitação), e o elenco fica no caminho da digitação, então eu comecei a aprender Dvorak com uma mão esquerda, um layout de teclado dedicado com uma mão:
Eu gosto muito disso. Usando as quatro linhas do teclado para as letras, uma vez que você se acostuma, parece muito natural, e coloca todas as teclas ao alcance de uma mão. Se você tiver duas boas mãos disponíveis, você será capaz de manter uma mão no teclado, e a outra no mouse, e não terá que continuar alternando entre teclado e mouse. Você também pode mover ou inclinar o teclado como quiser (você não precisa de um teclado dividido se você estiver usando-o apenas com uma mão). C, V e X estão bem posicionados no lado esquerdo do teclado permitindo o uso de atalhos com uma mão, como você pode fazer no QWERTY. S é um mas mais distante mas é menos usado. Apenas o lado negativo é a colocação estranha dos números, mas você se acostuma com isso muito rapidamente, não muito diferente de usar um numpad.
Como para velocidade, eu ainda não tenho certeza, já que não consegui aumentar minha velocidade de digitação, eu imagino que a digitação com uma mão é um pouco mais lenta que duas, mas provavelmente boa o suficiente para trabalhos pesados sem digitação.
Também não há nada que o impeça de alternar entre layouts de uma mão e duas mãos. Minha máquina se parece com isto:
Embora eu queira usar Dvorak como meu layout de teclado principal, eu tenho que manter QWERTY instalado, caso contrário ninguém mais pode usar meu computador (é também para quando eu precisar usar as teclas WASD). Também tenho uma mistura de teclados US e UK porque é irritante quando as teclas @ e " não combinam, e também porque eu preciso digitar o símbolo £ às vezes. Eu também tenho que digitar ocasionalmente em chinês. E com a recente lesão no pulso, estou digitando com uma mão.
Com tudo isso, estou trocando entre cinco layouts de teclado agora mesmo. Mas como todos os sistemas operacionais atualmente permitem que você troque muito rapidamente entre layouts, como no Windows, onde o atalho de teclado WIN+SPACE traz à tona o switcher de layout de teclado retratado acima, é super fácil e conveniente de fazer.
Eu não classificaria o Dvorak como suficientemente mais eficiente para garantir uma troca, e eu só o recomendaria para qualquer um que lute contra dores de pulso ou síndrome do túnel do carpo como eu fiz, ou qualquer um que tente quebrar velocidades de digitação de 80+wpm. Mas eu classificaria o Dvorak-one-handed como potencialmente mais eficiente para alguns usuários, e o recomendaria para qualquer um que esteja irritado com a constante necessidade de fazer malabarismos com o mouse e teclado com a mão direita, e que queira fazer malabarismos com o teclado e mouse de forma eficaz.
Editar: o recente re-teste wpm é cerca de 110wpm, isto coloca a minha velocidade atual de Dvorak mais ou menos na mesma velocidade do meu antigo pico de velocidades QWERTY,
Artigos semelhantes
- O layout de teclado 'Qwerty' é o mais eficiente? Ou há outros melhores?
- Posso digitar mais rápido usando um layout de teclado diferente do QWERTY?
- Que tipo de estudos foram concluídos para determinar que QWERTY é o 'melhor' layout para um teclado?
- O layout do teclado QWERTY foi concebido para nos atrasar e impedir que os digitadores encravassem as teclas?