Qual é a sensação de andar de mota?
O motociclismo invoca muitos sentidos que quase nunca estão envolvidos durante outras formas de transporte. Então, quando você pergunta: "Qual é a sensação?" você tem que levar isso em consideração. Vou tentar explicar algumas das sensações para lhe dar uma ideia. Mas para começar, considere que para outras formas de transporte, você não't normalmente descreve coisas como temperatura, ou cheiro, ou ângulo inclinado, que são todos componentes da experiência do motociclismo.
Smell: Quando você motociclista, você nota cheiros de uma forma que você não't quando você viaja de carro, ou mesmo de bicicleta. Parte disto é porque você está viajando a uma velocidade maior do que uma bicicleta, então os cheiros mudam com mais freqüência. Estes cheiros têm um grande impacto na experiência e ajudam a formar memórias duradouras de uma forma que é muito única. Por exemplo, ainda me lembro de um passeio específico na estrada North Cascades Highway, no estado de Washington, e a estrada mergulha perto da água em um ponto, e ainda me lembro do cheiro musgoso e terroso da margem do rio enquanto a estrada mergulhava em direção ao rio naquele trecho. E a viagem foi há mais de 10 anos. Eu acho que, porque o motociclismo é muito envolvente e um é muito concentrado, os sentidos estão mais aguçados, o que leva a memórias mais fortes, junto com o fato de que você tem um grande volume de ar passando apressadamente, então há mais moléculas para o seu nariz pegar. O gosto, como descrito noutra resposta, é igualmente realçado, mas é' é o cheiro que realmente abala o seu mundo.
Temperatura: Pelas mesmas razões descritas acima, você nota a mudança de temperatura de formas que são muito únicas. Às vezes você vai notar que você está perto de um rio ou outro corpo de água antes mesmo de vê-lo, porque você sente a queda de temperatura. De facto, sempre que o seu passeio por um corpo de água que está um pouco perto da estrada, você sempre o sentirá. Você simplesmente não'não percebe isso numa bicicleta porque acontece devagar, e num carro há muito isolamento.
Velocidade/Acceleração: Motocicletas, especialmente bicicletas desportivas como eu prefiro andar, aceleram como poucos carros fazem. A sensação de velocidade é muitas vezes maior num carro rápido porque se sente a parte de trás do banco a acelerar o corpo. Mas enquanto um carro veloz pode fazer 0-60 mph em 5 segundos, uma motocicleta fará o mesmo sprint em 3 segundos. Portanto, é muito, muito mais rápido em uma motocicleta. De facto, a minha mota desportiva pode atingir os 100 mph em pouco mais de 5 segundos. A aceleração é tão rápida que ela's é quase esmagadora. Agora, em termos de velocidade, quando você dirige uma motocicleta você experimenta velocidade de forma significativa - esse é o fenômeno pelo qual seu corpo e reflexos se adaptam a altas taxas de velocidade, que então parecem mais lentas após longos períodos de tempo. Assim, você pode ir muito rápido em uma motocicleta, e você se adapta rapidamente à medida que a velocidade parece "diminuir", apesar de sua velocidade permanecer alta. A altas velocidades o seu corpo adaptou a sua percepção para onde você sente "tudo" que está acontecendo com você e com a moto. Por exemplo, já andei com a minha moto em pistas até 175 mph, e ainda me lembro de entrar na Curva 1 da Portland International Raceway, travar no meu marcador de travagem e sentir a traseira da moto começar a subir por causa das forças de travagem, e depois, cognitivamente, pensar: "Preciso de deslizar ligeiramente para trás para assentar a traseira antes de inclinar para a curva...". Tudo isto acontece em fracções de segundo, mas o seu corpo adaptou-se à velocidade, por isso parece que está's em câmara lenta.
Angulo delgado: Ao contrário dos veículos de 4 rodas, conduzir uma motocicleta requer que você administre a tracção, e ângulos inclinados e forças de aceleração e travagem, tudo de uma só vez. Portanto, it's é significativamente mais envolvente do que conduzir um carro. Um exemplo simples é que em um carro se você parar, você toca o freio. Numa motocicleta, você vai bater se você não travar't frear e também manter o equilíbrio (a motocicleta vai capotar sem a entrada de pedalada quando parada). Por isso, há's simplesmente muito mais a acontecer. Mas para aumentar a emoção, as motos podem inclinar-se tanto sobre ela que parece quase impossível. A aderência dos pneus é tão grande hoje em dia, que todas as motos modernas podem ser inclinadas ao ponto de arrastar peças duras no chão. De fato, a menos que você esteja sendo particularmente imprudente, a maioria das motocicletas não ficarão sem tração porque elas estão muito inclinadas (há aqui advertências). Portanto, você pode se inclinar em curvas, o que acrescenta uma enorme quantidade de diversão à experiência. Não há realmente nada parecido.
A coisa mais parecida com uma montanha-russa de alta velocidade dos tempos modernos é muito suave, mas mesmo isso não é muito perto de capturar a experiência de motociclismo.
Existe realmente'não há nada parecido.
Artigos semelhantes
- Como as aplicações GPS Android 'sabem' a diferença entre andar a pé, correr ou andar de bicicleta?
- Porque é que as pessoas não usam capacete enquanto andam de mota?
- Posso andar até 600 km?
- Nos desenhos animados da Disney, Goofy e Pluto são ambos cães. O Pateta é capaz de falar e andar em 2 pernas, mas Plutão não consegue, porquê?