O que é qualidade de áudio?
É uma forma, por vezes subjectiva de medir ou descrever equipamento de áudio.
As pessoas pensam que os audiófilos têm "ouvidos especiais". Eles não têm, eles apenas se treinaram para avaliar sistemas de áudio. Eles ouvem muitas performances ao vivo, sons "reais" ou instrumentos reais, muitos sistemas, vozes ao vivo etc, etc, e então, quando escutam um sistema ou um par de alto-falantes, eles são mais capazes de encontrar possíveis "problemas" com uma determinada reprodução, mesmo problemas com a velocidade dos drivers as paredes do alto-falante, a sala em si, o detalhe da reprodução, etc.
Obviamente, muitos deles não levam em conta as técnicas de gravação utilizadas para tal gravação, ou o posicionamento do microfone ou a sala em que a gravação foi feita e muitas outras coisas que os impossibilitarão de ouvir a performance exactamente da mesma forma como soou no local em que foi gravada.
Os engenheiros de som também são treinados para "procurar" possíveis problemas com a gravação que estão fazendo e eles são capazes de apontar muitas coisas que o ouvinte médio ou mesmo o audiófilo não é capaz de.
Não é uma questão de ter "ouvidos dourados" como mencionado em outra boa resposta, é mais uma questão de treinamento.
Mas, desde que você tenha um par de alto-falantes ou um sistema de áudio que possa fazer um violino soar como um violino, ou possa reproduzir instrumentos de latão, vozes de pianos femininos, etc., próximos aos sons reais que eles produzem, você alcançou a qualidade de áudio.
Mas a qualidade de áudio ainda é muito subjetiva. Todo engenheiro de som, todo fabricante de alto-falantes, todo fabricante de amplificadores, tem "seu próprio som". E se você for a um show de áudio, você ouvirá vários sistemas de áudio e a maioria deles soará muito diferente um do outro, embora, a maioria deles ainda soará incrivelmente bem. Alguns podem ter um baixo mais apertado e rápido, outros podem ter um topo muito largo e aberto, alguns podem ter médias incríveis, alguns terão detalhes incríveis, etc.
E você também tem que levar em conta o tipo de música que você ouve e o que "para você" é a qualidade de áudio. A maior parte da música hoje em dia é gerada por computador e é difícil falar de qualidade de áudio com um tipo de música que é criada sem instrumentos musicais. E para uma grande parte do público BIG bass e muitos agudos, é considerado por eles como sinônimo de boa qualidade sonora. Outros gostam de um sistema de som sem agudos e sem graves, juntamente com algumas partes que faltam na faixa média dos graves. Alguns, basta apreciar a música de onde ela vem.
Outras coisas a considerar, seria, como exemplo, o Bosendorfer Grand Piano que pode chegar a 7Hz e a maioria dos sistemas de áudio do mercado, incluindo os sistemas High End, não podem chegar a esse baixo, a menos que você tenha um Eminent Technology's TRW-17 Rotary Woofer. Agora, eu pergunto, você diria que todos aqueles sistemas que não conseguem reproduzir o Bosendorfer Grand, não têm qualidade de áudio? Claro que não.
Mas, no final, a qualidade do som seria um tipo de reprodução que soaria o mais próximo do instrumento "real", voz, som etc.
Artigos semelhantes
- Porque é que a qualidade de áudio numa chamada telefónica é pior do que a qualidade de áudio no FaceTime?
- Como corrigir um problema de áudio no Ubuntu 18 no qual todo o áudio, exceto aqueles conectados à tomada de áudio, funciona
- Qual software de áudio é o melhor em termos de qualidade de áudio para gravação de voz em 24-bit/192 kHz?
- O que é melhor para usar para a melhor qualidade de som, Áudio de Qualidade Extrema no Spotify ou um reprodutor de música Premium como o PowerAMP?
- Quanta qualidade se perde quando se transmite áudio com qualidade total/ sem perdas por Bluetooth?