Casa > Q > Quanta Qualidade Se Perde Quando Se Transmite Áudio Com Qualidade Total/ Sem Perdas Por Bluetooth?

Quanta qualidade se perde quando se transmite áudio com qualidade total/ sem perdas por Bluetooth?

Áudio Bluetooth é áudio comprimido. Portanto, não importa realmente se você transmite áudio sem perdas ou áudio comprimido... você está ficando comprimido. Além disso, se você está interessado em música/áudio o suficiente para ter um áudio de especificação mais alta, é também o caso de que o áudio Bluetooth é 48kHz e 16-bit, antes que a compressão comece a fazer efeito. Até agora, pelo menos.

Obviamente, se você pudesse transmitir áudio sem perdas através do Bluetooth, ele chegaria sem perdas aos seus alto-falantes Bluetooth. Nada de ruim acontece, sem perdas é sem perdas. Mas é claro, o Bluetooth não é sem perdas. Não é rápido o suficiente para o lossless.

Basic Bluetooth Audio

Existem dois perfis de áudio fundamentalmente diferentes no Bluetooth. Quando você está fazendo chamadas telefônicas, você está usando o Perfil de fone de ouvido Bluetooth. Este utiliza um dos dois meios de codificação de baixa complexidade para transmitir áudio a 64kb/s... 8kHz monoural a 8-bits/sample. Nós não queremos este.

O outro é o Perfil Avançado de Distribuição de Áudio Bluetooth (A2DP), que foi projetado para fornecer áudio comprimido de maior qualidade. A especificação básica exige que todos os dispositivos compatíveis com A2DP suportem a Codificação de Sub-banda de Baixa Complexidade (SBC) CODEC a taxas de amostragem de até 48kHz e até 198 kbit/s para mono e 345 kbit/s para estéreo. É basicamente uma melhoria no CODEC de áudio MPEG Layer II (aka MP2). Ele não corresponde à eficiência de codificação do áudio MPEG Layer III (aka MP3) ou Codificação Avançada de Áudio (aka AAC).

SBC foi projetado para ser algo que pequenos dispositivos poderiam codificar ou codificar em tempo real. Portanto, é absolutamente inexistente em comparação com os formatos não-realtime estabelecidos que você pode usar para o seu telefone ou seu PMP. Em um teste de comparação em andamento a 320kb/s mais ou menos, o SBC veio logo abaixo do ATRAC SP e acima do Opus VBR. Os melhores classificados foram AAC CBR, Vorbis VBR (Xiph 1.3.1) e mp3 CBR(Lame 3.97b2)... todos substancialmente melhores que SBC (veja: Qualidade de áudio de codificadores a 320 kbit/s).

Áudio Bluetooth melhorado

Tecnicamente falando, A2DP sempre suportou melhor áudio. É legal e suportado para transmitir MP3, AAC e HE-AAC, e ATRAC através dos protocolos A2DP. Quando uma conexão A2DP é feita, os dispositivos apertam a mão no áudio C ODEC para usar. Mas nunca houve um apoio generalizado destes melhores CODECs, muito menos um requisito. Então basicamente, você obtém SDP, e, bem, talvez FM-radio de qualidade (sem estática alguma!).

O único CODEC de áudio alternativo suportado por uma gama decente de hardware é o relativamente novo CODEC do aptX. Este foi originalmente desenvolvido pelo Dr. Stephen Smyth da Universidade Queens em Belfast (mesmo lugar onde eu fiz meu curso online de audição crítica, através do FutureLearn). A tecnologia foi originalmente utilizada na radiodifusão, para compressão de disco rígido de música e outros materiais em estações de rádio. Ela foi adquirida pela Bluetooth powerhouse CSR em 2010, e a CSR foi adquirida pela empresa de chips Qualcom em 2015.

Você pode julgar atpX vs. SBC aqui (aptX e SBC Slug It Out to See Which Is the Best Bluetooth Codec).

A conexão da Qualcomm é na verdade um grande motivador aqui. Como a Qualcomm é essencialmente a Intel dos processadores móveis hoje em dia, você está vendo o suporte ao aptX em praticamente todos os telefones Android... 85% do mercado de smartphones em um ano ruim. 4-5x o mercado de Microsoft Windows. Então, estamos vendo muitos dispositivos com aptX.

Minha análise: é bom. Não é 96kHz, 24-bit, áudio não comprimido. Mas você nunca saberia de qualquer forma, porque, baseado na qualidade do SBC, ninguém se preocupou em gastar muito dinheiro com fones de ouvido Bluetooth de qualquer forma. Não vale a pena. Você pode dizer isso porque grandes falsificadores como Bose e Beats eram grandes no negócio dos fones de ouvido sem fio. Ok, a Bose teve um cancelamento de ruído decente, para vocês que se deslocam. Mas o pessoal também não estava a fazer os melhores auscultadores. Tem sido um rastejar lento para bons fones de ouvido usando Bluetooth. As melhores empresas de fones de ouvido não estavam inicialmente interessadas em fones de ouvido Bluetooth - quem quer que sua reputação seja manchada por um padrão que não podem controlar.

Eu tenho um alto-falante aptX aqui... ainda é um maldito alto-falante Bluetooth. Mas sem dúvida o melhor alto-falante Bluetooth que eu já usei. Não vai desafiar o meu Ponoplayer com os meus auscultadores AKG Kxx ou o meu Grado 80s modificado para uma saída equilibrada... mas é bom.

De Rosalie

O que há de novo nas dobraduras futuristas do TCL? :: O tinder é bom para as raparigas?