O Bluetooth pode fornecer áudio HiFi sem perdas?
Não, sim, talvez... perto o suficiente. Em teoria, é possível chegar perto de uma solução quase "sem perdas". Mas somente sob certas condições. A tecnologia aptX deve ser incorporada tanto no transmissor quanto no receptor para derivar os "benefícios sonoros" da codificação de áudio aptX sobre a codificação de sub-banda padrão (SBC) mandatada pelo padrão Bluetooth. aptX Lossless suporta áudio de alta definição de até 96 kHz e resoluções de amostragem de até 24 bits.Segundo o Bluetooth SIG, a compressão continua sendo a norma. aptX é uma família de algoritmos de compressão de codecs de áudio proprietários atualmente de propriedade da Qualcomm. O aptX aprimorado pode lidar com até 4 pares estéreo de áudio AES3 e comprimir até 1 stream AES3 para transmissão. O aptX aprimorado suporta profundidades de bit de 16 bits, 20 bits ou 24 bits. Para áudio de 16 bits amostrado a 48 kHz, a taxa de bits para E-aptX é de 384 kbit/s (2 canais), 767 kbit/s (4 canais), 1024 kbit/s (5,1 canais) e 1,28 Mbit/s (5,1 canais mais estéreo). A latência do codec aptX Lossless pode ser escalada até 1 ms para uma amostra de áudio de 48 kHz, dependendo das configurações de outros parâmetros configuráveis.
A qualidade do áudio através de Bluetooth melhorou com o tempo. O codec aptX, é comercializado como uma atualização para o codec SBC. A alegação de sua capacidade de fornecer uma qualidade de áudio "semelhante a um CD" sobre Bluetooth pode ser questionável, pois tanto a fonte Bluetooth quanto os dispositivos de afundamento teriam que suportar o codec aptX para se beneficiar e, a maioria dos produtos de áudio Bluetooth são construídos não pela marca, mas por um ODM (fabricante do design original). Se o receptor ou emissor de Bluetooth usado em um produto de áudio talvez fosse't feito pela ODM, mas por outro fabricante não há garantia de que as coisas serão tão simples quanto isso. Quanto mais complexo for um produto digital, e quanto mais engenheiros trabalharem nele, mais provável é que ninguém saiba o que's realmente está acontecendo dentro do dispositivo.
Qualcomm, a empresa que possui o codec aptX, afirma que embora o aptX seja um tipo de compressão, ele's supostamente funciona de uma forma que não't tem grande impacto na qualidade de áudio porque o codec usa uma técnica especial de redução de taxa de bits que supostamente tem uma taxa de dados equivalente à de um CD de música (16-bit/44 kHz), daí porque eles equiparam o aptX a um som "parecido com um CD".
Também é importante entender que cada passo na cadeia de áudio afeta a saída. O codec aptX can't compensa as capacidades de qualidade inferior dos conversores digital-para-analógico (DACs), amplificadores e software encontrados em dispositivos BT. Cabe aos fabricantes de dispositivos usar o Bluetooth de uma forma que tenha o menor impacto na qualidade de áudio e até o momento não há um "verdadeiro consenso" entre os fabricantes. O exemplo de stream com qualidade de CD de 16 bits 44 kHz (até 22 kHz de largura de banda de sinal) é dividido por duas camadas de 64-tap QMF (Quadrature mirror filter) em quatro sub-bandas de 16 bits de 11 kHz (até 5,5 kHz de largura de banda de sinal cada uma). O primeiro QMF de 64-tap divide-se em duas bandas (bandas de 0-11 kHz e 11-22 kHz), e depois cada uma é alimentada em outra QMF de 64-tap, dividindo-se em quatro bandas: 0-5,5 kHz, 5,5-11 kHz, 11-16,5 kHz e 16,5-22 kHz. A variação reduzida é geralmente esperada nas bandas mais altas em comparação com as bandas mais baixas, assim o ADPCM é empregado para alocar bits de forma otimizada. Como resultado, para canal mono, 16 bits @ 44 kHz=705 kbit/s é convertido em (4×16) 64 bits@11 kHz=705 kbit/s e depois para (8+4+2+2) 16 bits @ 11 kHz=176 kbit/s. Para um sinal estéreo, um fluxo padrão PCM 1.4-Mbit é convertido em 352 Kbit/s aptX stream.
Então, para responder à sua pergunta, você conhece os lugares ou formulários onde eles perguntam se você é solteiro ou casado, mas você tem a resposta opcional "It's Complicated" resposta?
Esta é a melhor resposta para a sua pergunta:
"O Bluetooth pode fornecer áudio HiFi sem perdas?"
It's Complicado !!!
Sources:
Improved Bluetooth sound quality with Qualcomm aptX | Qualcomm
aptX - Wikipedia
Compressed sensing - Wikipedia
Artigos semelhantes
- Você consegue ouvir uma diferença na qualidade entre o fluxo de 320 kbps do Spotify e o fluxo de áudio sem perdas do HiFi da TIDAL?
- Quanta qualidade se perde quando se transmite áudio com qualidade total/ sem perdas por Bluetooth?
- Que efeito tem na duração da bateria se o meu smartphone tem Bluetooth 3.0 mas o meu receptor de áudio Bluetooth é v 2.0?
- Como corrigir um problema de áudio no Ubuntu 18 no qual todo o áudio, exceto aqueles conectados à tomada de áudio, funciona