Como comparar um GPA americano com uma porcentagem canadense
Geralmente falando, é relativamente difícil comparar um GPA americano com um GPA/percentagem canadense porque as universidades canadenses diferem significativamente na forma como avaliam seus alunos. Portanto, pode funcionar de tal forma que você pode ser favorecido ou desfavorecido com base na forma como suas escalas de classificação são configuradas.
Por exemplo, a Universidade de Alberta tem uma escala de classificação GPA onde você geralmente obteria uma nota percentual em uma classe e, com base nessa porcentagem, você receberia uma nota de letra. >95% -> A+, >90% -> A, >85% -> A- e >80% -> B+. Depois de obter a sua classificação de letras, ser-lhe-ia então atribuída uma classificação baseada na mesma. Um A+ e A -> 4.00, um A- -> 3.70, e um B+ -> 3.30.
Ondeas, a Universidade de British Columbia, um sistema muito diferente é usado. Ao invés de pegar a porcentagem da classe e convertê-la para uma nota de letra e depois uma GPA, a porcentagem ficará como está na sua transcrição. Se você precisasse converter essas porcentagens em notas de letra uma aplicação para uma escola de pós-graduação ou programa profissional fora da UBC, as porcentagens seriam então atribuídas notas de letra tais que >90% -> A+, >85% -> A, >80% -> A-.
Por causa da forma como as notas são administradas nessas duas instituições, pode funcionar de tal forma que um aluno da UBC poderia ter uma vantagem competitiva sobre os alunos da UofA devido ao fato de que a UBC pode ser mais generosa com sua avaliação de notas em relação à UofA (você tem um buffer 5% maior para obter um A+ na UBC vs UofA).
Há também outras universidades em todo o Canadá com critérios de avaliação de GPA diferentes para que as coisas possam ficar ainda mais complicadas a partir daí.
Universidades Canadianas vs Universidades Americanas
Baseado na universidade em que você está matriculado, eles podem ou não atribuir notas mais ou menos estritamente com base em suas escalas de classificação, mas, geralmente, a tendência funciona de tal forma que as universidades americanas dificultam muito mais a obtenção de um GPA de 4,00 em relação às Universidades Canadenses.
Eu já vi algumas universidades americanas atribuírem A+s a estudantes que atingem <97% e Quanto aos estudantes que atingem >93%, enquanto que, pelo exemplo acima, a UBC distribuirá A+s desde que você atinja >90% e Desde que você atinja >85% (e às vezes isso pode ficar ainda mais baixo se a curva for baixa).
Isso pode ter implicações na forma como os estudantes canadenses se aplicam às universidades americanas e vice-versa, com os estudantes canadenses sendo muito favorecidos devido à "inflação de notas". Tecnicamente, os programas de pós-graduação e profissionais de cada país deveriam estar fazendo ajustes em sua avaliação dos candidatos do outro país de tal forma que um canadense de igual capacidade para um americano não será visto como mais favorável devido ao sistema de classificação canadense mas, na prática, isto é muito mais fácil de dizer do que de fazer.