Casa > Q > Qual É O Uso Do Lítio E Seus Compostos?

Qual é o uso do lítio e seus compostos?

Composto de lítio é usado na construção de componentes de dispositivos explosivos termonucleares ou bombas de hidrogénio, como são popularmente chamados. Para saber mais sobre como o lítio é usado na construção de dispositivos termonucleares, leia a minha resposta em :

Qual é o uso exacto do lítio na construção de bombas de hidrogénio?

Outro uso importante e emergente do lítio é na fabricação de bateria de lítio metálico não recarregável, bateria recarregável de íon de lítio e bateria recarregável de polímero de lítio. A bateria de lítio metálico tem o lítio como ânodo com um cátodo de dióxido de manganês dissolvido em solvente orgânico como Carbonato de Dietilo ( DEC ) ou Carbonato de Dimetilo ( DMC ) ou Carbonato de Etileno ( EC ). Li-ion, ou LIB como são chamados, é composto de Óxido de Cobalto de Lítio ( LiCo2 ) ou Óxido de Manganês de Lítio (LiMn2O4, Li2MnO3 ) ou Fosfato de Ferro de Lítio (LiFePO4 ) , ou Óxido de Cobalto de Manganês de Níquel de Lítio ( LiNiMnCoO2 ) como o cátodo, e grafite como ânodo, dissolvido no interior do electrólito de sal de lítio líquido como o hexafluorofosfato de lítio ( LiPF6 ) , tetrafluoroborato de lítio ( LiBF4 ) ou perclorato de lítio ( LiClO4 ). A bateria de polímero de lítio ( LiPo ) tem maior energia específica, ou seja, energia por grama de peso, devido ao uso de Eletrólito de Polímero Sólido (SPE) como Fluoreto de Poli-Vinilideno (PVdF) ou Poli-Metil Metacrilato (PMMA) ou Poli-Óxido de Etileno (PEO) ou Poli-Acrylonitrilo (PAN) , em vez de um eletrólito líquido .

O maior uso industrial do lítio é na forma de estearato de lítio como espessante para graxas lubrificantes. As graxas lubrificantes à base de lítio combinam alta resistência à água com resistência a altas temperaturas e boas propriedades a baixas temperaturas. Estas massas lubrificantes para todos os fins substituíram uma grande quantidade de massas lubrificantes especializadas.

Um outro uso importante dos compostos de lítio é na cerâmica, especificamente na formulação de esmalte de porcelana. A ação principal do lítio é como um fluxo. Nas misturas cerâmicas, o carbonato de lítio sofre facilmente a reacção abaixo indicada, produzindo o Li2O como um constituinte das misturas de óxido das quais a maioria das cerâmicas são compostas :

Li2CO3 -> Li2O + CO2

Alternativamente, os minérios de silicato de lítio e alumínio podem ser utilizados directamente.

Existem várias utilizações menores para o lítio e seus compostos. O hidróxido de lítio é usado como adesivo para dar maior vida útil e maior rendimento nas baterias de armazenamento alcalino conhecidas como células Edison.

Cloreto de lítio e fluoreto são usados em fluxos de soldagem e brasagem.

Lítio-cobre e ligas de lítio-prata são usadas como ligas de brasagem autofluxantes.

Aplicações medicinais :

Sais de lítio , principalmente na forma de sais de carbonato ou citrato, são usados no tratamento de episódios agudos e na prevenção e recidivas em indivíduos com doença maníaco-depressiva ( também chamada desordem bipolar ) .

As aplicações médicas menos comuns dos sais de lítio incluem o tratamento de pacientes que sofrem de depressão grave ( ou transtorno unipolar ), esquizofrenia, alcoolismo, neutropenia, anemia e dores de cabeça em grupo. O monitoramento próximo dos níveis de lítio é essencial, pois a toxicidade pode se desenvolver. As quantidades vestigiais de lítio presentes na maioria das águas de nascente não têm atividade fisiológica.

Os mecanismos da ação farmacológica do lítio em depressão maníaca podem estar relacionados às propriedades químicas similares dos íons lítio e magnésio (Mg 2+ ). A composição entre estes dois íons metálicos para sítios de ligação de Mg2+ em biomoléculas tem sido proposta como um mecanismo molecular geral para a ação do lítio nos tecidos humanos. As proteínas de ligação do nucleotídeo guanino (G) são proteínas ligadas a membranas que são ativadas por íons de magnésio e que intermediam a transdução de sinais entre os estimulantes externos e a Adenilato Ciclase e os sistemas de rotação do Fosfatidilinositol; a ativação destes dois sistemas e a liberação de depósitos de cálcio nas células são críticos para a transmissão nervosa. Em concentrações terapêuticas, o lítio inibe dois tipos de proteínas G, uma com funções inibitórias e outra com funções estimuladoras; as proteínas G podem, portanto, fornecer o local comum para os efeitos antidepressivos e anti-maníacos do lítio. Anormalidades na composição e estrutura das membranas celulares de pacientes maníaco-depressivos, podem resultar em deficiente transdução de sinal, e isto pode explicar o distúrbio de humor nestes pacientes psiquiátricos.

Para saber mais sobre como fabricar lítio a partir de seu minério, leia minha resposta em :

Niladri Sekhar Bose'a resposta de Onde pode ser encontrado um minério de lítio? Como é fabricado o lítio?

De Casmey

Como é que a pirataria digital não é aplicada? :: Quais são os prós e os contras de usar cabos de áudio coaxial em vez de cabos RCA?