Costumes sociais: Porque é que os advogados usam fitas cor-de-rosa nos seus fardos de tribunal?
Sua pergunta levanta duas questões: (1) porque uma fita, e (2) porque rosa?
Instruções de um advogado a um barrister (conhecidas como brief) são dobradas de uma certa maneira e são fixadas por uma fita de tecido lisa, ao invés de simplesmente usar uma pasta expansível, um fecho de lima metálica ou um clipe de fichário. Isso não significa, claro, que os barristers não usem tais itens; mas mesmo quando eles fazem a fita ainda está presente e pode prender todo o pacote de documentos e não apenas as instruções.
O costume de usar uma fita para prender documentos é registrado no início do século 16, embora eu suspeite que o costume estava em uso muito antes disso. Além da fita, simplesmente não haveria mais nada para usar antes da invenção de pastas, prendedores e clipes. O Museu do Escritório Precoce online (http://www.officemuseum.com/staplers.htm) tem fotos e explicações de muitos dos diferentes métodos que foram usados.
A cor da fita em si denota o tipo de matéria legal ou lado de um caso que a pasta segura contém. Tradicionalmente, uma fita cor-de-rosa seria usada para uma pasta de defesa enquanto uma branca seria usada para uma pasta de acusação da Coroa (ao contrário da prática legal nos EUA, os advogados podem tanto defender como processar questões criminais). Isto facilita um pouco a classificação dos dossiers. Hoje em dia, a fita cor-de-rosa seria usada em dossiers que envolvem clientes privados. (Veja http://www.judiciary.gov.uk/about-the-judiciary/introduction-to-justice-system/court-traditions)
Fita cor-de-rosa para documentos legais está documentado como sendo usado pelo menos já em 1787 (veja o Early Office Museum online acima) e a entrada wiki sobre burocracia (http://en.wikipedia.org/wiki/Red_tape) refere-se ao seu uso no século 16, mas não há citações de apoio dadas. Os documentos guardados no Vaticano também eram guardados em fita cor-de-rosa. O rosa era provavelmente um vermelho desbotado, daí o termo "fita vermelha". Quanto ao motivo pelo qual a cor vermelha era usada, ninguém sabe realmente. Minha própria teoria é que ela foi usada para denotar a importância do assunto. Historicamente, o vermelho era uma cor bastante difícil de tingir o tecido e, portanto, a fita teria feito com que os documentos se destacassem. Veja http://renaissancedancewear.com/fabric_colors_in_the_renaissance.html para uma história interessante de tingimento.
De notar que outras cores além do vermelho/rosa e branco também são usadas em questões legais. Enquanto a prática da costura de documentos tem seguido o caminho da encadernação de livros de couro a óleo, quando os documentos oficiais eram costurados com fitas verdes eram usadas para documentos relacionados com a terra, enquanto as pretas eram usadas para testamentos/processos. Não sei se o uso dessas fitas coloridas passou para a prática corrente, embora eu note que o fornecedor online huntoffice.co.uk armazena fitas legais rosa, verde, preta e uma fita azul, por isso ainda deve haver algum uso das mesmas num contexto legal. Ver http://huntoffice.co.uk/legal-stationery-sundries.html.
Artigos semelhantes
- Quais são as 3 características dos costumes sociais?
- Quanto custaram as fitas VHS nos anos 80?
- Que tipo de relógios usam os Selos, ou os Fuzileiros? Usam relógios caros que lhes são emitidos, ou usam os seus próprios relógios?
- As fitas antigas de 8 pistas valem alguma coisa?
- Por que todos os que usam uma bicicleta usam capacete nos EUA, enquanto nos Países Baixos ninguém usa?