Casa > C > Como É Possível Que A 4G Lte Não Esteja Funcionando Em Um Telefone Onde Em Outros Telefones Já Está Funcionando?

Como é possível que a 4G LTE não esteja funcionando em um telefone onde em outros telefones já está funcionando?

Honestamente, determinar o motivo exato pelo qual isso está acontecendo exigiria mais informações do que as dadas e o motivo provavelmente seria diferente de caso para caso.

No entanto, vou tentar apontar alguns fatores que podem estar envolvidos aqui.

Passarei a assumir que ambos os telefones são capazes de tecnologia 4G (os telefones são 4G habilitados) e estão conectados à mesma operadora de rede.

Por favor note que algumas dessas informações são muito técnicas. Vou tentar simplificá-la ao máximo, mas mesmo que você seja capaz de compreendê-la, você não será capaz de explicá-la aos seus clientes. Eu os organizei em uma ordem crescente de seus detalhes técnicos (o último é mais técnico).

Se você ainda tiver algum problema para entender alguma coisa, por favor dê sua sugestão no comentário.

Para entender a maior parte do conteúdo desta resposta, por favor veja a imagem abaixo. Ela mostra como uma região/área é dividida em células pela rede. Há um total de 8 células hexagonais nesta imagem, cada célula é operada por sua própria estação base.

main-qimg-959b1409c690d685fada9e5dd20d6037.webp

Isto é apenas para fazer você entender como o planejamento da rede é feito, as redes reais não são tão organizadas.

  • Limite de uso de dados

Isto depende do plano de serviço de cada cliente e não é muito técnico para entender. Operadores diferentes têm planos diferentes para os clientes. É uma 'característica' muito comum dos planos que se o limite de dados da Internet for atingido antes do fim do mês de faturamento, o serviço a partir desse ponto será degradado para uma tecnologia inferior. Isto é o que eu tenho no meu plano de serviço. Se eu usar toda a alocação de dados 4G antes do final do mês, meu serviço será degradado para EDGE que é algo como '2.7G'.

  • Diferença de capacidade das bandas 4G dos telefones

Isso só acontecerá se os telefones forem diferentes.

Mas se ambos os telefones forem iguais, ou seja, o mesmo fabricante e o mesmo modelo, então você pode ignorar isto.

4G LTE tem várias bandas, nomeadamente Bandas 1, 3, 7, 8, 20 e assim por diante, etc. Telefones diferentes têm diferentes capacidades de banda. Nem todos os telefones 4G são capazes de se comunicar em todas as bandas 4G.

Um exemplo aleatório:

Telefone A é capaz de se comunicar na banda 1, 7 e 20 mas não na banda 8

Telefone B é capaz de se comunicar em todas as bandas

Então se estes telefones estiverem numa célula em que a rede só está transmitindo na banda 8, só o telefone B será capaz de se conectar à rede usando 4G. O telefone A será 'entregue' a uma tecnologia mais antiga, por exemplo a 3G, desde que uma banda 3G esteja disponível na célula e o telefone A também a suporte. Se uma destas condições não for cumprida, então a rede tenta outra banda 3G ou uma tecnologia mais antiga que 3G. Isto continuará até que o telefone A esteja ligado à rede.

  • O telefone não está pedindo recursos à rede
>p> Para acessar a internet, um telefone precisa de algum tipo de recurso da rede. Pense nele como um tubo flexível entre esse telefone e sua rede. Um telefone só é capaz de acessar a internet quando tal tubulação existe entre ele e a rede. Vamos dar-lhe um nome e chamar-lhe um 'canal'.

Agora, o 'estado' de um telefone é muito importante para determinar que tipo de recursos (ou canal) a rede irá fornecer-lhe. Diferentes tecnologias, incluindo LTE, definiram diferentes estados para o telefone.

Quando um telefone é ligado a uma rede pela primeira vez, depois de ligar, por exemplo, a rede lhe fornece um canal que o telefone pode usar para acessar a internet ou fazer uma chamada.

Se o telefone não usar seu canal dentro de uma duração específica, a rede o leva de volta!

A rede leva o canal de volta e o dá a outro telefone que precisa dele. Em termos técnicos, chamaremos o estado actual do nosso telefone como o estado 'IDLE'. Isto significa que o telefone está ocioso porque não estava usando seu canal (não acessando a internet ou não fazendo uma chamada) e agora que a rede o pegou de volta, nosso telefone está sem um canal. No seu estado actual (IDLE), o telefone está virtualmente 'desligado' da internet.

Para que o telefone aceda à internet ou para fazer uma chamada, precisa de pedir um canal à rede. O usuário não precisa fazer nada e o telefone automaticamente o faz quando o usuário:

começa a fazer uma chamada

ou

executa um aplicativo que requer conectividade com a internet.

Em qualquer um dos casos acima mencionados, assim que o telefone perceber que precisa de um canal, ele pedirá à rede que o conceda.

O takeaway: se o telefone já estava no estado IDLE (não usando internet antes), então até que um aplicativo que requer conectividade com a internet, esteja rodando no telefone, o telefone permanecerá desconectado e, portanto, não terá acesso 4G.

>ul>>li> Ambos os telefones não estão conectados à mesma célula>p> Este cenário é muito mais comum do que a maioria dos engenheiros pensa que é.

Significa que mesmo que os dois telefones estejam próximos um do outro, eles podem não estar necessariamente conectados à mesma célula da rede. Normalmente (mas não necessariamente) acontece quando a sua localização está no limite de duas células. Neste caso, um telefone pode se conectar a uma célula e o outro telefone a outra célula. Um telefone decide se conectar a uma célula dependendo da força do sinal que recebe, ou seja, o telefone preferirá se comunicar com a célula da qual recebe um sinal com maior força, mesmo que o telefone não esteja localizado na região daquela célula em particular. Da mesma forma, o outro telefone também seguirá a mesma estratégia. Desta forma, é bem possível que os dois telefones estejam se comunicando com células diferentes. No que diz respeito ao usuário, não há como determinar se este é o caso.

Também é possível que os dois telefones estejam conectados a setores diferentes da mesma célula, mas por uma questão de simplicidade, considere isso também como uma célula diferente.

Este cenário é muito mais provável que aconteça em mobilidade. Isso significa que as duas pessoas estão sentadas em um veículo em movimento, por exemplo, um ônibus, trem, etc.

Quando isso acontece, não há mais garantia de que os dois telefones se comportem igualmente, devido a uma ou mais das seguintes razões:

  1. Uma célula pode ter mais carga de tráfego celular do que a outra célula e pode estar ficando sem canais de alta capacidade. O telefone conectado a esta célula terá dificuldade em obter um canal da rede.
  2. As perdas de sinal de energia de uma célula é maior do que a outra. Eu simplesmente não posso entrar em mais detalhes sobre isso sem confundir você mais.
  3. As células podem estar operando em diferentes bandas de 4G. Neste caso, mesmo dois telefones exatamente idênticos não se comportarão de forma semelhante.

Espero que isso lhe dê alguma visão sobre quais são os cenários possíveis que podem causar tais problemas. Pode haver muito mais cenários ou causas deste problema. Como mencionei acima, sem mais informações ou detalhes técnicos, tirar uma conclusão sólida é uma proeza impossível.

P>Espera que ajude.

De Clausen Beeru

Como corrigir o desligamento aleatório do Nexus 5 :: Como redefinir de fábrica após a actualização do Lollipop no meu dispositivo Android One