Porque é que o magenta green é um complemento?
As cores são consideradas complementares quando são opostas umas às outras na roda de cor. Na roda de cor aditiva RGB, utilizada para misturar cores de luz, o verde é o oposto do magenta. Na tradicional roda de cor subtrativa RYB, desenvolvida em 1867 por Charles Blanc para observar o comportamento de mistura de cores de tinta, o oposto do verde é o vermelho, e o oposto do magenta é a chartreuse. Em ambos os casos, as iniciais usadas para identificar o modelo de cor indicam as cores primárias, vermelho-verde-azul para aditivo e vermelho-amarelo-verde para subtrativo.
Há outro modelo de cor subtrativa chamado CMYK. É usado para impressão. As cores são diferentes daquelas usadas no modelo tradicional RYB porque mascaram a luz. Embora este seja um processo subtractivo, a mistura de cores segue as regras da luz. Neste modelo, as cores primárias são Cyan-Magenta-Yellow-Key, onde Key é preto. Na impressão, magenta é o complemento ou cor oposta ao verde.
Cores que são opostas umas às outras em qualquer roda de cor proporcionam o maior contraste quando são emparelhadas uma ao lado da outra. Se você misturar as duas cores juntas, você terminará com uma cor em escala de cinza, geralmente branca ao misturar a luz e preta ao misturar o pigmento. Outro nome para cores complementares é cores opostas.