Qual delas devo comprar: uma TV de plasma, uma TV LCD ou uma TV LED? Porquê?
Esta é uma pergunta muito antiga - por volta de 2016 talvez olhando para as respostas anteriores. Porque será que me foi pedido esta semana?Anyway ...
Plasma TV: Em 2018, a TV de plasma não existe a menos que seja uma revenda. A última TV de plasma vendida em 2013 e se você comprar uma hoje, ela será pelo menos tão antiga. E deixem-me divulgar outro facto (secreto) - nenhum amante de alta qualidade de imagem vai deixar o seu plasma ir, a menos que esteja constantemente a dar problemas. Eu tenho uma TV de plasma, uma Panasonic ST-50 de 2012, é uma TV de 50 polegadas, FHD 3D. Consome mais energia e irradia calor. Depois de muito tempo de uso, a sala fica quente. Consome mais de 240W.
Plasma painéis sofrem de retenção de imagem onde se assistimos ao mesmo canal, a parte de imagem constante da imagem como o logotipo do canal ou nova barra de ticker, fica gravada na tela. Esta é uma vulnerabilidade no início e isto pode ser controlado baixando o contraste/brilho, mudando frequentemente os canais e o painel anti-fogo na barra rolante (uma opção especial do menu). O problema é durante as primeiras 1000 horas. A TV de plasma também não é muito brilhante e precisa ser vista com um pouco menos de luz ambiente. O vidro frontal também é reflexivo.
E ainda assim não vou vender a minha TV de plasma. Nunca! É assim tão bom. O PQ é bom demais e bate todas as outras TVs de hoje, exceto a OLED. Tenho mais de 500 títulos em Blu Ray e é sublime ver os filmes nesta TV. Em breve irei comprar uma TV OLED e esta TV de plasma actual tornar-se-á a minha TV auxiliar. Então esta opção está fora para você.
LCD TV ou LED TV: Há uma e a mesma coisa. LCD ou Liquid Crystal Display pode exibir imagens, mas não pode ser iluminado. Ele tem que ser iluminado por uma luz branca. Tubos CCFL anteriores usados para fazer isso - um painel LCD iluminado por CCFL. O CCFL foi substituído pela matriz de LEDs mais eficientes em termos energéticos e mais finos. Isso permitiu que o painel ficasse muito mais fino. O LCD tem a vantagem de poder ser feito em formatos tão pequenos como 24″ FHD. A TV era leve em peso e consumia muito menos energia. Eles também eram mais baratos. Isso tornou-os populares. Mas o LCD sofre de uma leve hemorragia. Os pixels do LCD não podem ser fechados completamente e eles deixam a luz do alho-poró. Isto faz com que as imagens sejam apagadas. Para compensar, eles sobresaturam as cores fazendo-os parecer não naturais. Isto é OK para TV a cabo, drama e novela, mas impróprio para filmes (embora a maioria das pessoas possa não notar).
TV FOLIDA: OLED é um Díodo Emissor de Luz Orgânico. Isto está faltando na pergunta. Não surpreende porque o OLED estava apenas fazendo passos para o bebê em 2016. Naquela época, eles eram ridiculamente caros. Ao contrário do LCD que é fabricado, o OLED é cultivado. Isto torna-os caros. Mas os custos estão a descer. Ao contrário do LCD, o OLED tem a sua própria fonte de luz e pode ser completamente desligado. Assim, eles produzem os negros brilhantes, como no caso da TV de plasma. Como o plasma, eles também sofrem de problemas de retenção de imagem, especialmente durante o período inicial. Os televisores OLED não estão disponíveis em tamanhos inferiores a 55″ (ainda) e embora os preços ainda sejam elevados, estão a descer.
Em 2019, o OLED é o caminho a seguir, se tiver dinheiro para isso. Se não, LCD/LED é a sua única outra escolha.