Qual é a história do povo Suba do Quénia Ocidental?
O povo Abasuba do Quénia é conhecido por ser o último povo a estabelecer-se no Quénia. São povos bantu que migraram principalmente do vizinho Uganda, inicialmente habitando as ilhas Mfangano e Rusinga do Lago Vitória e mais tarde se mudaram para o interior, onde se casaram fortemente com os povos Luo que são Nilotes.Este casamento com os Luos foi tão unilateral que adotaram a língua Luo "Dholuo" como sua e, a partir de agora, a língua Suba foi classificada como ameaçada. Os restantes povos Suba (aproximadamente 100.000), identificam-se como Luos.
Eu próprio, sou um Luo com raízes Suba mas posso't falo um agravamento de Suba apesar de I'm fluente em Dholuo.
Este intercasamento entre tribos Bantu e Nilotic está a acontecer muito no Quénia ocidental, embora em menor escala. Os Povos Luhya da província ocidental estão muito interligados com os seus vizinhos Luo, a ponto de não haver barreira linguística nas fronteiras de Nyanza e da província ocidental. O mesmo pode ser dito sobre os Abagussi e o Luo.
>p> Espero que isto tenha sido perspicaz. Fiquei positivamente surpreendido que alguém esteja interessado nos meus povos porque somos muito insignificantes mesmo no Quénia.