O uso de máscaras pode impedir a propagação do coronavírus?
"A" máscara?
#1. Uma máscara que você não respira realmente não protegerá você ou qualquer outra pessoa, não importa quão bom seja o material filtrante. Terá a mesma eficácia que as máscaras transparentes usadas por algumas pessoas sem uma máscara - zilch. Portanto, se você está ciente de que todo o ar está subindo pela lateral do seu nariz e embaçando os seus óculos, não é a máscara certa para você ou você não está usando-a corretamente. Idem usada debaixo do nariz ou à volta do pescoço.
#2. Uma máscara cirúrgica descartável ou similar, usada corretamente, protegerá outras pessoas contra aerossóis carregados de vírus que você pode enviar - especialmente tossindo, espirrando, gritando ou espirrando. Não perfeito, porque a vedação contra o seu rosto não é perfeita, mas provavelmente melhor do que 50% . Também o protegerá contra as gotículas maiores que emanam de outras pessoas, mas não será quase tão eficaz contra os aerossóis que secaram até partículas muito menores. Estes são um risco muito menor, mas ainda assim a protecção da sua própria máscara pode ser tão baixa quanto 30%. Em geral, quando se introduz o uso de máscara numa população, as taxas de transmissão caem entre 30 e 70%, provavelmente dependendo da taxa de conformidade. Isso significa que o número de novas infecções disseminadas pelo caso positivo médio cai de 2,4 para entre 0,72 e 1,68,
Após esse número cair abaixo de 1,0, a epidemia irá diminuir, embora isso possa levar algum tempo: obviamente, se cada caso infecta uma outra pessoa, os números permanecerão os mesmos, enquanto que se houver uma propagação zero, a epidemia irá desaparecer em 4 semanas. A proteção dada por uma máscara cirúrgica ou uma máscara bem ajustada com desempenho semelhante é em grande parte devido a esta queda na prevalência do vírus: quanto maior a proporção de pessoas usando-as, menos pessoas são infectadas a longo prazo.
O fato de que a pessoa usando a máscara está realmente dando proteção aos outros mais do que a si mesma, é provavelmente o principal motivo para as pessoas se recusarem a usá-las: elas dizem que não têm medo do vírus ou que as máscaras não funcionam, mas a verdade é que elas não se importam que outras pessoas recebam o vírus. Isso aumenta o risco de todos, incluindo o seu, mas isso é um pouco complicado demais para eles apreciarem.
#3. Uma máscara de fantasia com uma pequena aba de plástico na frente para reduzir a resistência expiratória é muito inútil, porque não protege ninguém mais da sua tosse ou espirro, que apenas sai pelo buraco, que é convenientemente em linha direta da boca ou nariz.
#4. Uma máscara com certificação N95 de ajuste adequado oferece protecção total ao utilizador, bem como aos transeuntes, contra a inalação de partículas de vírus transportadas pelo ar. O fecho é "encaixe adequado". Em hospitais devidamente equipados (que são poucos e distantes), o pessoal susceptível de ser exposto é testado com equipamento especial para detectar fugas após a colocação das máscaras, estando disponível uma gama de designs diferentes para que todos possam ser montados. O pessoal que fica infectado apesar de usar o que o hospital afirma ser uma protecção apropriada, está geralmente a usar máscaras baratas e mal adaptadas ou não foi devidamente treinado não só na doação, mas também na remoção do equipamento de protecção pessoal, o que não é fácil de fazer sem correr o risco de contaminação da pele, que necessita de limpeza e desinfecção imediatas para evitar o contacto com os olhos, boca ou nariz. Para proteção completa, são adicionados protetores oculares, para evitar que o vírus possa infectar a pessoa através da conjuntiva dos olhos, que também é lavada com lágrimas para enviar o vírus para a parte de trás do nariz.
#5. Uma máscara mal ajustada ou de qualidade inferior que se parece com uma N95 (talvez carregue uma marca KN95) pode muitas vezes não dar mais proteção do que uma máscara cirúrgica. Ela ainda dará proteção justa aos outros, mas às vezes pode dar apenas 30% ou menos de proteção para o usuário. Especialmente tente evitar as que têm anéis auriculares em vez de fitas adesivas que circundam a cabeça. Os anéis muitas vezes caem da orelha ou da máscara.
Não importa a máscara que você usa se suas mãos ficarem contaminadas e depois você toca seus olhos ou boca. Tente usar luvas durante algumas horas e ficará surpreendido com a frequência com que se encontra a tocar no seu rosto. Usar uma máscara aumenta a consciência de uma pessoa sobre este risco.
Artigos semelhantes
- Onde posso comprar máscaras faciais 3M N95 para protecção contra o Coronavírus (COVID-19) nos EUA? Todos os lugares parecem estar esgotados.
- Qual é o fator de propagação no WCDMA?
- Exatamente o que é uma máscara facial de grau militar N95, e essa máscara vale mais do que todas as outras máscaras faciais?
- O que você acha sobre as crianças serem obrigadas a usar máscaras na escola? Você concorda?