Você pode atualizar uma CPU sem ter que atualizar a BIOS?
Se a nova CPU é da mesma "família" que a antiga, apenas com mais núcleos, então você provavelmente pode apenas trocar as CPUs sem fazer nada com a BIOS. Isto porque a BIOS provavelmente já inclui suporte para todas as CPUs que foram introduzidas ao mesmo tempo.
Por outro lado, uma geração de CPUs que foi introduzida após a data da sua BIOS é improvável que seja totalmente suportada por essa BIOS - pode haver novas funcionalidades adicionadas, ou algumas alterações de microcódigos. Portanto, você provavelmente terá que atualizar a BIOS antes de instalar o novo chip para que a nova CPU funcione corretamente (ou não funcionar).
Por exemplo, a máquina em que estou digitando isto tem uma CPU "Core i7-7800X". Isto é parte da família Skylake-X que foi introduzida há 2 anos atrás. Eu esperaria ser capaz de atualizar do 7800X de 6 núcleos para as CPUs de 8, 10, 12, 14, 16 ou 18 núcleos que foram introduzidas ao mesmo tempo. Todos eles têm números de modelo que começam com 78 ou 79.
Intel fez desde então uma atualização nesta linha de CPUs, com números de modelo que começam com 98 e 99. Estes ainda são Skylake-X, e cabem no mesmo soquete, mas eu esperaria ter que atualizar a BIOS para usar qualquer um deles.
---------
Update em dezembro de 2020: Ambas as gerações de Skylake-X estão agora obsoletas, substituídas por Cascade Lake-X. A nova família ainda trabalha com o chipset Socket 2066 e X299 na minha placa-mãe de 3 anos. Os chips Cascade Lake têm mais 4 pistas PCIe que a placa-mãe antiga não conhece, mas caso contrário a nova família de chips deve funcionar totalmente no antigo MB.
Asus tem continuado a lançar atualizações BIOS, e os chips Cascade Lake-X têm sido suportados há cerca de um ano. Acabei de atualizar para a versão mais recente da BIOS, datada de setembro de 2020.