Casa > O > O Microsoft Office Está Obsoleto Agora?

O Microsoft Office está obsoleto agora?

TL;DR
No.

Longer Answer
Presumo que se esteja a referir a concorrentes livres, na sua maioria Google Docs/Sheets/Slides?
Embora haja um pouco de sobreposição, os dois produtos servem propósitos fundamentalmente diferentes.

Microsoft Office é - salvo nenhum - o mais poderoso, versátil e completo Office Suite disponível. Enquanto pode haver pacotes de software especializados que podem fazer algumas tarefas melhor do que os componentes individuais do MS Office, nada mais está perto de ter o conjunto completo de funcionalidades e o simples poder e flexibilidade para fazer o que você pode fazer com as múltiplas ferramentas do MS Office. Tem uma planilha com HUNDREDS OF THOUSANDS de células? Não há problema, o Excel pode lidar com isso enquanto o seu PC puder. Tente abri-la com o Google Sheets? Não é provável, não importa a velocidade do seu PC. Tem um mailer que você precisa para mesclar com seu banco de dados massivo, incorporando aquela apresentação de 100 slides do mês passado? Não há problema. Word, PowerPoint e Access podem fazer isso.
Se você puder pensar em algo que precisa ser feito com algum tipo de dado ou documento, não importa quão louco ou massivo seja, o MS Office pode fazer isso. É o Jack-of-all-trades, mas em esteróides.

O grande problema com o MS Office é simplesmente que é muito para o utilizador médio. A maioria dos usuários não precisa lidar com cenários como os que eu expus acima. O usuário comum precisa de um bom processador de texto, e talvez uma planilha eletrônica sólida[1]. Eles não precisam do material extra, e definitivamente não querem pagar $150 por ele. Pior ainda, o Microsoft REALMENTE tenta empurrar a assinatura do Office 365 para os usuários, a ponto de eu ter visto funcionários do Microsoft Store resistirem a dizer aos clientes que a versão de compra única é até mesmo uma opção. [2]

Bem, o Google Docs é a resposta a isso. O Google Docs pode fazer 95% das coisas comuns que o MS Office pode fazer, é sem dúvida mais fácil de aprender, e é 100% gratuito. Ele também tem links para seus calendários do Gmail e Google, tem aplicativos sólidos para Android e iOS, e está disponível em qualquer lugar da web. Para pequenas empresas ou criadores, as funcionalidades de colaboração online são inigualáveis; até mesmo o MS Office fica para trás aqui. Ele não pode fazer muitas das coisas avançadas que o MS Office pode fazer, mas para a grande maioria dos usuários, ele faz tudo o que eles precisam.

Agora, demorou um pouco, mas a Microsoft acabou por despertar para essa tendência. Eles agora têm versões básicas gratuitas dos principais produtos do MS Office (Word, Excel, OneNote e PowerPoint) disponíveis para Windows, Android, iOS e web; essas versões gratuitas imitam o Google Docs, com um conjunto básico de recursos e uma interface mais limpa que atraem os usuários em geral. A Microsoft também começou a integrar mais fortemente o cloud-sharing no MS Office, para imitar o Google Docs.

>p>Agora o que tudo isto soma?
O principal mercado do MS Office são os especialistas que precisam das ferramentas de alta potência e flexibilidade que ele oferece. Nada mais pode fazer este trabalho.
O mercado principal do Google Docs é o de usuários e colaboradores comuns que gostam da simplicidade e das funcionalidades centradas na partilha. Nada mais pode fazer este trabalho tão bem.
Eu já trabalhei com mais do que algumas empresas que utilizam ambos os produtos. Pessoas que precisam do alto poder, como RH, Contabilidade e Administração, tenderão a usar o MS Office, enquanto pessoas que não o fazem, como Executivos, Criativos, e muitas vezes TI, tenderão a usar o Google Docs. Graças aos formatos universais de documentos, os dois sistemas podem ser bastante bem interoperacionais.[3]p>Fontes
Compare All Microsoft Office Products | Microsoft Office
Google Docs Vs. Microsoft Word: Tudo o que precisa de saber
Google Docs Size Limitations
Slow Google Sheets? Aqui estão 27 técnicas que você pode tentar agora mesmop>Foot Notes
[1]Há uma ironia aqui que a Microsoft costumava fazer um produto muito parecido com o Google Docs na era pré-cluvosa chamado Microsoft Works. Eles o descontinuaram em 2009, apenas alguns anos depois que o Google introduziu o Google Docs. O MS Works era um programa menor e mais simples que precisava de muito menos recursos do sistema e vendido por muito menos do que o MS Office, ao mesmo tempo em que oferecia compatibilidade e as mesmas características principais. Microsoft Works - Wikipedia
[2] A primeira vez que me deparei com isto, estava numa loja da Microsoft a olhar para o Surface Pro 4, pouco depois de ele ter saído. Um casal mais velho entrou procurando comprar uma cópia do MS Office para uso doméstico em seu único computador. O vendedor começou imediatamente a tentar vendê-los em uma assinatura do Office 365, dizendo a eles como poderiam usá-lo em vários computadores e isso iria manter tudo na nuvem para que eles pudessem acessar quando estivessem longe de casa, ignorando completamente o caso de uso. Eles simplesmente não conseguiam entender porque precisariam continuar pagando pelo escritório todos os anos.
Eu peguei uma cópia do Office 2016 recém-lançado, disse a eles que era $150, sem taxa de assinatura, e que faria exatamente o que eles queriam. Eles me agradeceram com grandes sorrisos enquanto o vendedor olhava as adagas - só posso assumir que ele deve receber algum tipo de comissão sobre a venda de assinaturas.
[3] Na verdade, encontrei resistência a isso das duas maneiras, com algumas empresas não querendo gastar o dinheiro em QUALQUER licença para o MS Office, mesmo quando os funcionários lutam para conseguir que o Google Docs lide com os conjuntos de dados que usam, e também empresas que se recusam a permitir que os funcionários usem o Google Docs por não verem nele uma "ferramenta profissional". O primeiro era algo com que um amigo meu tinha de lidar num empregador anterior quando os clientes lhes davam enormes conjuntos de dados que o Google Docs ou abria MUITO devagar, ou se recusava a abrir; o segundo foi algo que encontrei num trabalho anterior em que estávamos a usar uma versão muito desactualizada do Office que não abriria documentos criados em versões mais recentes dos clientes - quando os abri e redigi respostas no Google Docs, o meu chefe queixou-se que não pareceria profissional.

De Andrews

Como o Tramadol se compara ao Ibuprofeno, ao Acetaminofeno e ao Napronex? :: Como se tornar um DJ na Índia, e quanto me vai custar