Casa > P > Para Que Foi Originalmente Concebido O Boeing 747?

Para que foi originalmente concebido o Boeing 747?

O design do Boeing 747 foi criado em 1963, em resposta a um pedido da Força Aérea Americana para um novo transporte a jacto de grande porte. O pedido especificava que o transporte tinha um compartimento de carga que se abria no nariz para permitir um carregamento de carga mais fácil, por isso a Boeing colocou a cabine de pilotagem (cockpit) acima da porta para a tirar do caminho. E assim nasceu a corcunda distinta do 747. Mas a Boeing perdeu a proposta para a Lockheed, cujo design vencedor se tornou a Galáxia C-5.

Felizmente para a Boeing, a Pan American Airlines, a maior companhia aérea do mundo'a maior companhia aérea do mundo e seu maior cliente civil, tinha pedido um avião de passageiros muito maior para ajudar a aliviar o congestionamento do aeroporto e levar as viagens a jacto como as conhecemos para as massas. De acordo com a lenda, a situação chegou a um ponto crítico quando os CEOs da Pan Am e da Boeing, William Allen e Juan Trippe, fizeram um retiro de pesca juntos, e Trippe finalmente convenceu Allen a seguir em frente com o programa.

Este também foi o auge da companhia aérea supersônica. O Concorde estava a entrar em desenvolvimento, e na altura acreditava-se que as viagens aéreas supersónicas iriam substituir as viagens aéreas subsónicas. A Boeing estava a dedicar muita da sua energia ao desenvolvimento de outra aeronave, a 2707. O 2707, ou SST, era o gigantesco avião de um só avião do Concorde, apoiado pelo governo americano. Era um enorme desafio de engenharia - era ser maior e mais rápido que o Concorde e tinha um projeto complexo de asa oscilante como o F-14 do Top Gun fame.

main-qimg-985f747115b3fda711091ae78b7041e1.webp

(2707 conceito do artista - o crédito vai para DavidJoseco no DeviantArt.)

Even Boeing foi intimidado, mas o 747 foi a aeronave perfeita para cobrir as apostas que estava fazendo no programa SST - se o 2707 e seus males conseguissem substituir os aviões subsônicos, o 747 poderia simplesmente voltar à sua função original como jato de carga, e se o 2707 falhasse, o Boeing ainda poderia dar a Juan Trippe o jumbo que ele queria.

Como sabemos hoje, o 2707 falhou. O financiamento governamental foi retirado por causa de preocupações com ruído e emissões, assim como por falta de viabilidade económica. A Boeing foi forçada a cortar mais de 60.000 empregos. Perto de Seattle foi duramente atingido, a tal ponto que o 2707 ganhou o apelido de "o avião que quase comeu Seattle" e alguém colocou este cartaz estranhamente pontuado perto do aeroporto:

main-qimg-c8583ca2396565d0f19d1987ec2c70d0.webp

Poor Seattle. E isto depois que eles'foram e nomearam a sua equipa de basquetebol SuperSonics depois do 2707.

O 747, claro, passou a ser um dos aviões mais bem sucedidos e icónicos da história - uma "grande arma de paz", nas palavras de Trippe - e só agora está a ser reformado a favor de aviões mais pequenos e mais eficientes como os 787-10, 777, e A350.

TL;DR

>ol>Boeing tinha o conceito rude de um avião a jacto de carga perdedor da USAF.>li> O CEO da Pan Am, o maior cliente da Boeing, queria um jacto de passageiros muito maior.>li> O 747 era o Plano B perfeito para o programa SST porque já estava (mais ou menos) deitado, podia cumprir a promessa da Boeing de um jacto enorme para a Pan Am e outros se o 2707 falhasse, e como foi originalmente concebido como um jacto de carga podia ser facilmente revertido para um se o 2707 tivesse sucesso.

E algumas correcções, baseadas no comentário de Christopher Carlin:

Os despedimentos não se deveram exclusivamente ao cancelamento do programa SST. Houve várias vagas de demissões em poucos anos, por algumas razões diferentes: a perda de alguns outros contratos militares esperados, a redução natural de efectivos devido ao fim bem sucedido do projecto 747, e, sim, o cancelamento do programa SST.

Também, aparentemente a situação 2707 era' não foi assim tão má - graças ao financiamento do governo que a apoiou, não foi um fardo assim tão significativo para a Boeing. Pelo contrário, o 747 foi o principal dreno de recursos.

De Garrick Yannantuono

O que é melhor móvel: One Plus 7 Pro VS iPhone 10 XS Max? :: Devo assistir ao documentário Netflix ou ao Festival Hulu Fyre?