Casa > Q > Qual É O Seu Ponto De Vista Sobre A Vida?

Qual é o seu ponto de vista sobre a vida?

Solipsismo

Solipsismo gira em torno da idéia de que não há nada que você possa confirmar, exceto a sua própria existência. Se pensarmos na capacidade de alucinação do cérebro, e apenas nos bons velhos sonhos, não é difícil imaginar que a manipulação exterior também seja possível. Por tudo o que sabemos, nós COULDAMOS estar presos na Matrix, ou talvez você seja a única pessoa que existe e o mundo inteiro e sua experiência disso é apenas uma ilusão.

Idealismo (Filosofia)

p> A filosofia do idealismo não tem nada a ver com ser idealista. Não tem nada a ver com ideais, mas sim com ideias. Ela gira em torno do pensamento de que a realidade é fundamentalmente algo que existe a nível mental. Kant uma vez definiu o idealismo como "a afirmação de que nunca podemos ter certeza se toda a nossa suposta experiência exterior não é mera imaginação"

Fenomenalismo

É a idéia de que nada pode ser dito que exista além da observação da coisa em si. Então, por exemplo, você não poderia argumentar que a pedra existe, apenas que o seu sentido dela existe. Você poderia dizer: "Eu vi uma pedra". Mas não: "A pedra estava lá." A única coisa que se pode confirmar são os dados sensoriais da pedra, mas não a existência da pedra independentemente da sua.

Presentismo

A ideia de que só o presente existe, e que tanto o passado como o futuro não existem. Um erudito budista chamado Fyodor Shcherbatskoy disse o seguinte: "Tudo o passado é irreal, tudo o futuro é irreal, tudo o que é imaginado, ausente, mental... é irreal. . . . Em última análise, real é apenas o momento presente da eficiência física". A crença de que nossa maneira de experimentar o tempo é verdadeira e única natureza. Assim, para um presentista a idéia de viagem no tempo é ridícula, pois não existe destino para onde viajar, onde outras filosofias e teorias poderiam sugerir o contrário.

Eternalismo

Contrário ao presentismo, o eterno é a crença de que todos os momentos no tempo, passado, presente e futuro são igualmente reais. Alguns eternalistas acreditam que devido à natureza do tempo, neste caso que o tempo existe como um todo, não em partes separadas, o futuro existente já existe de uma forma fixa e final, e por isso só somos capazes de experimentar o futuro, não sendo capazes de mudá-lo de forma alguma, o que se poderia interpretar como a existência do destino. As teorias científicas modernas parecem apoiar o eterno sobre o presentismo, mas com a nossa compreensão sempre em desenvolvimento do universo, quem sabe se isso vai mudar ou não no futuro próximo.

Niilismo

A forma mais conhecida de niilismo, niilismo existencial está focada na afirmação de que a vida não tem nenhum propósito inerente, objetivo ou valor intrínseco. (Valor intrínseco é a ideia de que algo tem valor em si mesmo.) Simplificado, é a crença de que a vida é totalmente inútil. A diferença entre niilismo e hedonismo é que o prazer, ou alegria, também é visto como inútil e, portanto, muitas vezes é caracterizado como levando a um sentimento de desespero. Algumas interpretações modernas do niilismo existencial concluem que precisamente porque sua vida não tem valor intrínseco, objetivos ou propósito, há razão para aproveitá-lo ao seu próprio modo.

Hedonismo

Hedonismo está centrado em torno da crença de que o prazer é a única coisa que tem valor intrínseco. Basicamente, um hedonista faz do prazer o objectivo final de todas e quaisquer das suas acções e escolhas na vida. O hedonismo é talvez a filosofia mais próxima dos nossos instintos originais, na medida em que abraça a resposta do prazer a coisas como comer e fornicar de todo o coração. Em vez de trazer a moral para o quadro, ele se concentra no banquete do prazer, uma resposta sensorial que provavelmente teve um papel vital em nossa sobrevivência como espécie.

Stoicismo

Não é como o que parece ser a crença popular, estoicismo não é fingir não ter uma resposta emocional, ou tornar-se completamente sem emoções. É uma filosofia que se concentra em treinar para melhorar através de treinamento e condicionamento. De tudo à sua visão da vida, ao conhecimento e talvez especialmente à minimização das suas respostas emocionais negativas. Os estóicos acreditam que emoções como raiva, tristeza e frustração são baseadas em suas próprias falhas, reparáveis, ao invés de respostas justificadas a influências externas. Assim, um sábio estóico não responderia à provocação por causa de sua natureza inerentemente improdutiva.

Skepticism

Um poderia talvez argumentar que o ceticismo é a base para todas as outras filosofias. Porque se não questionássemos, se não perguntássemos, então onde estariam as respostas? Mas o ceticismo filosófico, ao contrário do ceticismo metódico, não se concentra no questionamento de afirmações individuais para validar ou invalidar; ao contrário, questiona se existe a possibilidade de uma certeza em qualquer conhecimento. E dadas as constantes mudanças em nossa compreensão do universo e mesmo do que está diretamente à nossa frente, pode não ser tão "excessivamente cético" como você poderia pensar. Os céticos muitas vezes questionam a validade de outras filosofias, assim como o sistema de valores atual ou o valor implícito das coisas na sociedade. Você poderia dizer que um cético filosófico protestaria contra a validade da evidência fornecida, não importa sua aparente validade, enquanto um cético metódico eventualmente aceitaria algo como válido depois que um certo limite fosse atingido. Como cético é importante escolher as suas batalhas, se você fosse protestar vocalmente tudo o que já lhe foi apresentado como fato, você teria tempo para nada mais.

Embora algumas dessas filosofias pareçam ter pouco impacto na sua vida, através da compreensão de diferentes idéias fundamentais e da avaliação de onde os seus próprios ideais são encontrados, você pode descobrir uma nova bússola para guiá-lo através da vida.

Sorte boa

De Erik Pamplin

Como transferir minha conta Clash Royale para um novo telefone :: A Samsung vai sair com um novo telefone em 2021?