Qual é melhor, as GPUs AMD Radeon série RX 6000 ou as GPUs Nvidia série RTX 3000?
Desde que não temos ainda nenhum benchmark de terceiros para o Radeon 6000, declarando uma carta melhor apenas um dia após o lançamento, puramente baseado nos números fornecidos pela AMD, será juvenil.
No entanto, a minha reacção inicial é que são GPUs de preço justo, onde a diferença de preço é justificada. Eu não sou da opinião de que eles subcotam a Nvidia de forma alguma. Eles aparentemente tentaram combinar ou irão combinar todos os recursos da Nvidia com seus próprios equivalentes com nomes menos chamativos.
O 6800 tem o dobro da VRAM, e fornece desempenho comparável ao RTX 3070. Portanto, pode ser mais rápido ou mais lento nos jogos, mas se alguma vez chegar a uma estação de trabalho ultra-orçamento, a AMD irá ganhar, de mãos dadas. Para o dobro da VRAM, os 80 dólares são absolutamente justificados. Tenho a sensação de que a AMD captou decisivamente o mercado orçamentário este ano.
Não tenho certeza de como reagir ao 6800XT vs 3080. É a mesma história quando se trata de desempenho em jogos, mais ou menos o mesmo, bem dentro da margem para mudar, dependendo do resfriamento. O 6800XT tem mais VRAM. Mas ele tem a memória GDDR6 mais lenta em comparação com a GDDR6X no 3080. Eles dizem que o seu Infinity Cache vai compensar isso, mas o desempenho no mundo real tem de ser testado. Eles teriam que ter uma vantagem de preço sobre a Nvidia para ter qualquer vantagem sobre eles.
O 6900XT não é um cartão comparável ao 3090. O 3090 tem 8 GB a mais ou 50% mais de VRAM do que o 6900XT. O 6900XT é feito puramente para o melhor desempenho de jogo e não como uma carta de prosumer que pode jogar e fazer parte de uma estação de trabalho. Qualquer coisa muito superior a $1000, eles não venderão nenhum cartão. Não é um cartão de jogo 8K, mas, neste momento, o jogo 8K não é realista para a maioria das pessoas. A TV 8K mais barata tem mais de $10.000, o que é mais de 3x o custo de um PC com um 3090 com outros componentes excelentes.
No entanto, houve alguns tópicos que a AMD evitou.
Não falaram das suas portas. Eles afirmaram ter 4K60, mas nunca mencionaram se era sobre HDMI 2.1 ou DisplayPort 1.4. A presença de uma porta USB-C sugeria a ausência de HDMI 2.1.
Eles não disseram se a sua versão de super amostragem estará disponível no lançamento ou sairá mais tarde ou se mostrará uma amostra da qualidade de um frame ampliado em comparação com um frame nativamente renderizado.
A sua versão de redução de latência parece inferior à da Nvidia. Sua latência efetiva é 14 ms mais lenta que a de Nvidia (40 ms vs 26 ms) em Fortnite. Então teremos que ver como o jogo competitivo leva à latência extra de 14 ms.
AMD tem vindo muito longe de competir com os 2060 e 2070 para ir de cabeça em cabeça com os melhores da Nvidia. Esperemos que o benchmark de terceiros mostre que eles são realmente iguais ao seu homólogo da Nvidia. A competição é boa tanto para a inovação tecnológica como para os consumidores.