Como você começou como um programador de computação gráfica 3d?
A minha jornada em gráficos 3D começou quando eu tinha cerca de 14 anos. Pensei que seria tão legal fazer um cubo de wireframe giratório como eu tinha visto em algumas demos. Eu estava a usar o AMOS BASIC no Amiga. Não fazia ideia de nada sobre coisas como álgebra linear, e nenhuma capacidade de aceder a informação. Eu não tinha internet, não tinha acesso ao código fonte de outras pessoas, não tinha tutoriais em revistas, não tinha pais/professores/pessoas para perguntar, não tinha livros na biblioteca local e não tinha dinheiro para encomendar livros de longe.
Então eu me lembro de passar tanto tempo mexendo com pecados e cossines, dividindo por z a perspectiva falsa e me preocupando em dividir por zero.
Poucos anos depois eu estava fazendo raytracers que podiam render coisas como elipsóides e toroides rotativos, reflexivos, anti-serrilhados, texturizados, com água ondulada normal e modulada. Isto ainda estava no BASIC então eu estava limitado a 16 cores e tive que esperar a noite toda por uma imagem 64x64 para renderizar.
Later, na faculdade eu consegui acesso à internet para que eu pudesse começar a obter mais informações. Fiz uns simples motores 3D com software de rasterização em Delphi. Depois disso eu peguei um PC, ensinei C e depois C++ e comecei a aprender OpenGL. Eu apenas aprendi enquanto fui, quaisquer que fossem as habilidades ou informações que eu precisava para colocar o que estava na minha cabeça na tela.
Para iniciantes, eu sugeria apenas escolher qualquer linguagem e API e começar a experimentar. Divirta-se e fique curioso e insaciável. Você tem um mundo inteiro de informações e acesso a especialistas na ponta dos dedos.
Artigos semelhantes
- Quais são as diferenças entre a computação móvel, a computação ubíqua e a computação universal?
- Como é que um programador se torna um programador?
- Como você começou a ouvir podcasts e quais você recomenda?
- Você consideraria a computação em nuvem como uma das invenções significativas das últimas duas décadas?