Quão mortífera é uma bala .223?
Resposta curta é qualquer bala disparada de qualquer arma é suficiente para arruinar o seu dia inteiro. A bala .223 é uma lança de alta velocidade que se dobra e cai ao impacto causando grandes danos ao tecido, ferimentos e morte. É bastante mortal, mas não menos mortal que qualquer outra bala de espingarda. Mesmo uma pequena espingarda de calibre 22 pode fazer um bom trabalho ao matar uma pessoa. A razão das espingardas de assalto que disparam balas .223 são abusadas em tiroteios em massa é porque a munição é relativamente leve, por isso é fácil carregar muitas balas. A munição também é um pouco barata e bastante eficaz, especialmente a menos de 100 metros de distância, que é o que a maioria dos tiroteios em massa são... alvos a curta distância.
É incrível para mim como as pessoas podem ficar confusas com balas e armas. Tudo é governado pelas leis da física e não há nada de mágico em nada. Aqui estão alguns fatos básicos que vão ajudar a esclarecer o que torna uma bala .223 benéfica e prejudicial ao mesmo tempo.
P>Primeiro vamos cobrir a velocidade. Essencialmente tudo o que já foi criado pela humanidade para impulsionar uma bala tradicional a partir de uma arma de cano longo viaja a aproximadamente 3.000 pés/segundo em números redondos. Não importa se é uma pequena espingarda .22, uma .223 que você está perguntando, ou uma espingarda .308 mais forte, ou uma espingarda .30-06 ainda mais forte, ou que tal uma arma BMG calibre .50 montada em um caça, ou uma arma de 16 polegadas em um navio de guerra? Confira, tudo a cerca de 3.000 pés por segundo período, fim da história.
Okay, um rifle .22 é mais lento que 3.000 pés por segundo porque cospe balas a apenas 1.200 pés por segundo. Tudo o resto dispara a cerca de 3.000 pés por segundo, dependendo do peso da bala. Voltaremos ao .22 dentro de momentos.
As balas mais pesadas viajam mais lentamente mas carregam mais energia devido ao seu peso. Você dispara uma bala mais leve de 135 grãos para obter maior velocidade ou uma bala mais pesada de 185 grãos para obter menor velocidade, mas a energia transportada pela bala é praticamente a mesma para o mesmo calibre e carga de carga. Para alvos de longo alcance, uma bala mais lenta e pesada é melhor porque você não vai sangrar tão rápido. Uma bala que viaja a 3200 pés por segundo desacelera muito mais rapidamente do que uma bala a 2600 pés por segundo. Se você tiver um alvo de longo alcance, é melhor escolher uma bala mais pesada a uma velocidade mais lenta para que ela possa dar um soco eficaz quando atingir o alvo. (BTW: 1 grama = 15,4 grãos)
A .30-06 é uma bala de calibre .30 que saiu em 1906 e foi usada na Primeira e Segunda Guerras. Ela funciona bem e é bastante eficaz em longas distâncias. Ela dispara uma bala de calibre .30 a 2815 pés por segundo e é tão super eficaz que é exagerada. A munição é pesada e você poderia caçar elefantes com a maldita coisa.
Em 1952 a .308 foi introduzida como uma bala mais razoável. Isto também é referido como a ronda 7.62 da OTAN, embora existam ligeiras diferenças entre a ronda militar 7.62 da OTAN e a .308. São quase idênticas e disparam uma bala de 168 gramas .30 cal a 2650 pés/seg, ligeiramente mais lenta do que uma 30-06. A principal razão pela qual os militares mudaram para esta bala é porque é muito mais leve, é mais fácil para os soldados carregarem as munições e ainda tem um murro devastador que é mais do que suficiente para fazer o trabalho.
Então os militares decidiram que uma bala ainda mais leve seria mais útil porque mesmo uma bala de .308 é mais pesada do que precisa de ser e pode normalmente fazer o trabalho com uma bala de .223 mais pequena. Assim, os militares dos EUA resolveram que a bala de 5,56mm é equivalente à bala .223 usada pelas armas civis, incluindo a "espingarda de assalto" AR-15.
A bala de 55 grãos .223 viaja a alta velocidade 3215 pés por segundo, mas "apenas" tem um soco de 1282 libras. Uma bala mais pesada, de 77 gramas, disparada da mesma arma, viaja a 2750 pés/segundo e embala um soco de 1293 pés/libra. Qualquer uma delas vai matá-lo. Mas na verdade é menos mortal que uma bala de calibre 165.308 viajando a 2680 pés/segundo porque tem 2700 libras de energia, mais do dobro da energia e um buraco de calibre maior, mas a mesma curva e tombo que uma bala de calibre 223. A gigantesca bala redonda .50 BMG pesa 750 grãos, viaja a 2820 pés/segundo e acumula uma enorme quantidade de 13.241 libras de energia. É o tamanho e peso daquele calibre .50 cal que lhe dá todo o soco, não tanto a velocidade da bala, que é rápida, mas não mais rápida que outras armas de calibre.
É aqui que a magia pode ser dissipada. Todas as balas vão dobrar, torcer, tombar, estilhaçar, quebrar, cogumelo, dependendo da composição da bala, da sua velocidade e do que ela atingir. Uma bala .223 depende da sua alta velocidade e forma de lança longa para causar muitos danos a distâncias relativamente curtas e é extremamente mortal para as pessoas. Quase todas as outras balas de espingarda viajam essencialmente à mesma velocidade e têm as mesmas características de impacto, mas são mais mortais do que uma .223 porque são uma bala maior e mais pesada. Portanto, uma .223 é na verdade menos mortífera do que a maioria das outras balas de espingarda. É utilizada com mais frequência para disparos em massa porque é uma bala mais leve e menos cara que é bastante eficaz em percursos curtos de menos de 100 metros.
Uma espingarda .22 é basicamente do mesmo calibre que uma .223 mas uma espingarda .22 tem uma bala mais curta e mais leve e não tem quase tanta carga propulsora na caixa. A bala total e a caixa são menores e uma bala .22 viaja a apenas 1125 pés/segundo e tem um punção de apenas 140 pés/libra, o que é uma espécie de piada. É uma piada, a menos que você seja atingido por uma, e depois não é mais tão engraçado. Uma espingarda .22 pode facilmente matar alguém. Uma espingarda .223 faz um excelente trabalho a matar pessoas. Mas uma bala .223 é menos mortal que todas as outras balas como uma Winchester Mag 300, .308, .30-06, Magnum 7mm, .50 cal. Não há magia para o que uma .223 pode fazer. Tudo é mortífero.