Como funciona o cyberbullying?
O cyberbullying pode funcionar da mesma forma que o bullying no recreio: a vítima sente-se assustada e sozinha, enquanto o agressor tenta esconder-se de ser apanhado. Aqueles que participam do cyberbullying muitas vezes usam um grupo de amigos para atingir suas vítimas. Eles podem pedir a outros para adicionar um comentário a uma foto em um blog, ou encaminhar algo embaraçoso para outro grupo de amigos. Por vezes, estas pessoas nem sequer se apercebem que estão realmente a intimidar alguém. Comentários, imagens e vídeos sobre uma pessoa podem ser postados online fazendo com que a vítima se sinta assustada e chateada. Muitas vezes os cyberbullies se sentem mais corajosos porque não podem ser vistos, mas isso pode ser a forma mais rastreável de bullying porque há provas de que isso aconteceu. Mas como os cyberbullies pensam que podem encobrir sua identidade online, às vezes pessoas que normalmente não o fariam online.A forma mais comum de Cyberbullying é através de sites de redes sociais. As Redes Sociais são ótimas quando você quer conversar, compartilhar fotos e jogar jogos com seus amigos e outras pessoas interessadas nas mesmas coisas que você. Infelizmente, algumas pessoas usam as redes sociais para provocar e intimidar outras. Cyberbullies podem:
colocar mensagens abusivas na parede do perfil da vítima
add comentários grosseiros a uma foto que uma vítima carregou
introduzir vídeos ou fotos no seu próprio perfil que gozem com alguém e encorajem os seus amigos a enviá-las a outros
criar perfis em sites de redes sociais para fazer troça de alguém
hack nas contas pessoais de uma vítima e assediá-la a partir do seu próprio perfil de utilizador
Muitas vítimas de cyberbullying queixaram-se de terem visto fotos pessoais, e-mails ou postagens em blogs onde outros poderiam vê-los sem sua permissão.
Os sites de redes sociais facilitam muito a obtenção de informações pessoais e fotos de pessoas por parte dos usuários da web. Eles também podem obter as contas de mensagens de outra pessoa e conversar com pessoas que fingem ser a vítima.
Bullying on social networks can be hard to deal with, especially if a victim is being bullied by the same person at school. Porque muitas vezes acontece no seu próprio computador em casa, o bullying online pode ser muito difícil de escapar.
O cyberbullying não acontece apenas em redes sociais como o Facebook e o Twitter. Telemóveis, e-mail, blogs, fóruns de discussão online e websites podem ser usados para intimidar e gozar com alguém. O envio de mensagens de texto ou vídeo humilhantes e abusivas, assim como mensagens de fotos e chamadas telefônicas por telefone celular é um método comum de bullying. Isto inclui mensagens de texto anônimas em curtas distâncias usando tecnologia Bluetooth e compartilhando vídeos de ataques físicos a indivíduos (happy slapping). Se alguém lhe envia uma mensagem e você encaminha ou ri dela, você está realmente adicionando ao problema.
Emails podem ser enviados diretamente para um único alvo, ou para um grupo de pessoas para encorajá-las a se tornarem parte do bullying. Estas mensagens ou 'emails de ódio' podem incluir exemplos de racismo, sexismo e outros tipos de preconceito. Além disso, os cyberbullies muitas vezes enviam mensagens instantâneas e mensagens de chat para amigos ou diretamente para uma vítima. Outros podem ser convidados para a conversa de bullying, que depois se tornam parte dela rindo ou entrando em.
Em alguns casos, os bullies construíram sites que são dedicados a gozar com alguém. Estes sites são frequentemente conhecidos como "Hate Sites" e encorajam outras pessoas a juntarem-se ao bullying, publicando os dados pessoais de alguém ou ligando-se à sua página na rede social.
Os quadros de mensagens e salas de chat dão-lhe a oportunidade de falar com outras pessoas que estão interessadas nas mesmas coisas que você. Mesmo que a maioria dos membros do fórum sejam amigáveis, você pode, de repente, encontrar-se a receber comentários desagradáveis e abusos. Isto muitas vezes não é por nenhuma razão, ou porque você discordou da opinião de outro membro.
Artigos semelhantes
- Como lidar com o cyberbullying
- Como funciona o GPS de um smartphone? Funciona apenas com a Internet?
- Há um aplicativo que não funciona com o Android 9 ou 10, mas funciona bem com as versões anteriores do Android. Como posso corrigir isso?
- Como funciona o GPS nos telemóveis? Como é que serviços como a navegação no Google são gratuitos?