Qual é a diferença entre esquizofrenia e demência?
São completamente diferentes, embora haja sobreposição em certos comportamentos. A demência é causada por problemas físicos no cérebro, mas a causa da esquizofrenia não é totalmente compreendida e muitas vezes começa numa idade muito mais jovem do que a demência.alguns dos sintomas se sobrepõem, mas são totalmente diferentes. A demência é uma doença degenerativa do cérebro, e a condição em si pode ser fatal. Entretanto, a esquizofrenia não causa degeneração cerebral, e a doença em si não causa morte (ou mesmo qualquer problema de saúde física, muitas pessoas com esquizofrenia são completamente saudáveis além de seus problemas psiquiátricos), mas muitas pessoas com esquizofrenia cometem suicídio ou morrem como resultado de um comportamento errático causado por delírios e/ou alucinações.
ambos podem causar alucinações e delírios, mas a perda de contato com a realidade é muito diferente. Muitas pessoas com esquizofrenia têm capacidades de raciocínio intactas, com exceção de seus delírios e paranóia....... com isso, seu pensamento é tudo menos razoável e a pessoa normalmente vai ficar muito irritada se suas crenças forem questionadas. No entanto, pessoas com sintomas graves de esquizofrenia escreveram romances, foram matemáticos de sucesso, entenderam as complexidades matemáticas das leis da física e fizeram coisas reservadas apenas para os mais brilhantes entre nós. É um mito que os esquizofrênicos são inerentemente mais inteligentes que o resto de nós, mas eles não são inerentemente menos inteligentes.
Usualmente, as ilusões e alucinações são altamente baseadas no medo, muitas vezes envolvendo temas nas ilusões de ser o alvo de três agências de letras, a máfia, um indivíduo rancoroso, ou mesmo seres sobrenaturais ou extraterrestres. Às vezes, os delírios são tão elaborados que um indivíduo que não sabia que a pessoa era esquizofrênica pode realmente acreditar neles quando dizem que alguém está "atrás deles", e pode ser impossível dizer que a crença é ilusória sem treinamento extensivo.
As pessoas com demência também têm delírios e paranóia em muitos casos, mas também são severamente limitadas em sua capacidade de pensar logicamente sobre qualquer coisa. Como resultado, seus delírios tendem a ser bastante simples por natureza e são muitas vezes bastante fáceis para os estranhos perceberem que são delírios ao invés de experiências reais. Além disso, as alucinações tendem a ser visuais e auditivas, enquanto as pessoas com esquizofrenia geralmente têm apenas ou principalmente alucinações auditivas. Pessoas com sintomas significativos de demência não são tipicamente capazes de pensar logicamente ou realizar qualquer tarefa além da mais básica, e normalmente perdem a capacidade de pensamento complexo por completo, enquanto esquizofrênicos não perdem necessariamente sua capacidade de pensamento complexo.
Embora, enquanto pessoas com demência sejam tipicamente muito menos conscientes de seu ambiente e estejam ainda mais prejudicadas em seu funcionamento do que alguém com esquizofrenia, seu modo geral de pensar tende a ser muito mais positivo. E seus delírios muitas vezes não são baseados no medo. Em vez disso, muitas vezes são uma realidade mais positiva e "brilhante" do que aquela em que estão atualmente (por exemplo, deteriorando a saúde física), como ser jovem e estar na escola novamente ou com parentes há muito perdidos.
Artigos semelhantes
- Qual é o melhor sistema de câmara para ver a minha avó com demência na casa dela enquanto estou na cidade?
- Que filmes têm personagens esquizofrênicos tão bem pintados que você tem uma idéia melhor de como é a esquizofrenia?
- Qual é a diferença entre o Bluetooth no Android e no iPhone? Por que não somos capazes de transferir arquivos entre eles?
- A diferença entre 9 e 45 pontos de foco (Canon 800d Vs. Canon 200d) faz uma enorme diferença nas DSLRs?