É seguro manter a GPU em 100% de utilização durante muito tempo?
A GPU tende sempre a funcionar a cerca de 99% sempre que você estiver jogando. Isto é o que eles são projetados para fazer. Se a sua GPU não está rodando a 100% ou perto dos 100%, isso é o que é considerado sintomático de um problema (assumindo que o jogo é exigente o suficiente para causar a utilização total da GPU.)
Para ilustrar, confira alguns vídeos do youtube onde as pessoas tentam rodar um GTX 1060 com um sistema Core 2 Duo barato. A GPU vai estrangular severamente e raramente ultrapassa 60% de utilização. Isto porque a CPU está sobrecarregada e não pode dar à GPU dados suficientes para mantê-la ocupada.
Neste screenshot de um jogo típico usando um E8400 Core 2 Duo 3GHz com um GTX 1060, os núcleos da CPU estão essencialmente com dificuldade máxima para obter dados de frame para o pipeline de renderização, enquanto o GTX 1060 gasta dois terços de seu tempo esperando pelos dados.
Esta é sobre os resultados que você esperaria se você colocasse um núcleo duplo de 3000MHz em uma calculadora de gargalo e o emparelhasse com um GTX 1060:
O que você quer é uma CPU que possa manter a placa gráfica vinculada a 100% e ainda ter alguma energia em reserva.
Algo como o antigo Sandy Bridge i5-2400 3100MHz quad-core vai fazer isso muito bem. Não só fica acima dos requisitos mínimos para a GPU 1060 a 3.1GHz, como também pode turbo a 3.4GHz se precisar de um pouco de energia extra em reserva.
Artigos semelhantes
- Devo ficar preocupado se a utilização da GPU está a 100%? Estou a atingir 90% constantemente em Warzone.
- Como mudar da utilização do Chromecast para a utilização da TV por cabo
- Qual é a diferença entre a GPU para jogos e a GPU para programação de gráficos profissionais?
- Os emuladores usam uma GPU dedicada? Os jogos em emuladores usam GPU?