Qual é a lista de países ocidentais no mundo?
Primeiro de todos temos que definir claramente o país ocidental.
Primeiro de todos temos a civilização ocidental.
Um novo conceito de Ocidente foi esculpido durante a Segunda Guerra Mundial que não tem correlação com o anterior. Estes países são basicamente os chamados Aliados do Oeste, que mais tarde criariam a NATO.
Como para a própria cultura, O termo "Oeste" foi usado pela primeira vez na Europa quando o Império Romano foi dividido ao meio, sendo Roma "o Oeste" e Constantinopla "o Leste". Mais tarde, o Oriente seria dividido em Próximo, Médio e Longe. Com base nisso, podemos dizer que a civilização ocidental é a descendência do Império Romano Ocidental, que foi moldado a partir da mistura da antiga filosofia grega com a Igreja Católica Romana. Mais adiante na história tem havido muitos eventos que introduziram mudanças na fuga do Ocidente, tais como o Iluminismo e a Revolução Francesa.
"The West" e "The East "101
I gostaria de dizer algumas coisas que eu acho que não tiveram nada ou pouco a ver com a definição de civilização ocidental que muitas vezes muitas pessoas levam em consideração. O erro, creio, vem da mistura do Ocidente atual com o histórico, ou por eventos que afetam vários países ocidentais.
P>Primeiro de todos, a Reforma Protestante. Ela teve, naturalmente, muita influência em muitos países do norte da Europa, mas pouca ou nenhuma no Sul. Contudo, ambas as partes da Europa são consideradas ocidentais.
Democracia liberal e liberdade de expressão podem ser os governos e valores mais comuns no mundo ocidental actual, mas nem sempre foi assim. Monarquias absolutas governaram a Europa até o início do século XX. As colônias foram mantidas contra a vontade do povo até os anos 80. O fascismo viu a luz no local de nascimento do Ocidente: Roma. A Espanha teve uma ditadura de 40 anos. Ainda assim, todos estes países sempre foram ocidentais.
Dizer que os países ocidentais são os mais desenvolvidos, ou os mais ricos, ou aquele com IDH mais elevado também é um erro terrível. A fome da batata custou um milhão de vidas na Irlanda (Reino Unido naquele momento) e teve mais um milhão de pessoas emigradas. Mais uma vez, as guerras na Europa mataram mais de 50 milhões de pessoas durante a primeira metade do século XX. Pois este IDH está fora de questão. Muitos países do Médio Oriente têm PIBs muito elevados, mas a maioria da população é pobre. Fora novamente. Muitas pessoas consideram o Japão ou a Coreia do Sul ocidental, e a resposta é bastante óbvia: eles não são culturas européias. De todas elas eu acho que o IDH é a única que se aproxima.
Ser branco: Isto é tão ridículo como dizer que o Japão é ocidental. Muitos países dos balcãs ou da Europa Oriental, como a Rússia, Ucrânia, Armênia e Geórgia, têm vastas maiorias caucasianas e não seriam, de forma alguma, considerados ocidentais. Da mesma forma, há milhões de pessoas que vivem em toda a Europa e nos EUA que não são brancas e têm estilos de vida ocidentais.
No total, civilização ocidental significa "CULTURA EUROPEIA OCIDENTAL". Poderíamos então acrescentar democracias liberais e alto IDH para a definição ocidental dos dias de hoje. Estes seriam Europa Ocidental, América do Norte, Austrália e Nova Zelândia, e o Cone Sul.
É impossível tomar a América Latina como um todo porque é um continente muito heterogêneo. Antes de mais, a influência europeia e nativa varia de país para país. Para começar, todos eles têm alguma influência ocidental, pois todos eles pertencem ao cristianismo e falam línguas românicas, então todo o continente é uma mistura que muda constantemente. Eu dividiria a região em três grupos de acordo com a proporção de sangue europeu, nativo e negro (não porque branco é sinônimo de ocidental, mas por causa da influência que as culturas-mãe tinham em cada país).
Os países do já mencionado Cone Sul, Argentina, Uruguai e Chile (em um nível inferior) têm muito pouca ou nenhuma influência nativa, com sua população reduzida a bolsões como no Canadá ou nos EUA. A população caucasiana situa-se entre 80 e 90% com imigrantes de toda a Europa, especialmente (mas não só) da Itália, Espanha, Polónia, Irlanda e Alemanha.
Há alguns outros países onde existe uma proporção uniforme entre os descendentes de cada cultura. O México, por exemplo, é uma mistura perfeita entre as civilizações espanhola e azteca e quase todos se consideram descendentes de ambas. Metade da população no Brasil é caucasiana, mas raramente se mistura com a metade, os "pardos", uma mistura entre nativo americano e africano. De qualquer forma, não há grandes diferenças culturais entre esses dois grupos étnicos (além dos caucasianos serem geralmente mais ricos). Outros países como a Venezuela e a Colômbia também têm sangue europeu e nativo em quantidades iguais.
Na outra ponta os países dos Andes têm muito pouca influência ocidental. 80 a 90% da população no Peru e na Bolívia são nativos. Muitos deles ainda falam em suas próprias línguas e, embora católicos, ainda estão fortemente apegados às suas antigas crenças. Eu acho que estes países, embora ocidentalizados em algum aspecto, não podem ser considerados ocidentais.
A lista seria então:
- <
- Andorra>li>Argentina>li>Austrália>li>Aústria>li>Bélgica>li>Canadáli>li>Chile>Croácia>li>Checo Republic
- Denmark
- Estonia
- Finland
- France
- Germany
- Greece
- Hungary
- Iceland
- Ireland
- Israel
- Italy
- Latvia
- Liechtenstein
- Lithuania
- Luxembourg
- Malta
- Monaco
- Netherlands
- New Zealand
- Norway
- Poland
- Portugal
- San Marino
- Slovakia
- Slovenia
- Spain
- Sweden
- Switzerland
- United Kingdom
- United States
- Uruguay
- Vatican City
Somewhat western:
- Brasil
- Colombia
- Costa Rica
- Mexico
- South Africa
- Venezuela
- Other smaller countries in the Caribbean region
Ps: I borrowed the list from Sasha Trubetskoy, to which I introduced some minor changes
Ps 2: Hunington sucks