Quais são os maiores equívocos que os indianos têm sobre a Índia?
Dowry is't Indian at all !!
Era um costume europeu e não fazia parte dos casamentos indianos até os europeus invadirem a Índia. Na verdade, os indianos não queriam sequer adotá-lo, mas logo o fizeram devido à forte influência européia.
The Status of Women in Ancient Indian Society
Temos as antigas escrituras que falam sobre as mulheres com tanto respeito. O Deus mais poderoso do Hinduísmo é a deusa feminina. Saraswati é a Deusa do Conhecimento, não Brahma. Lakshmi é a Deusa da Riqueza, não Vishnu. Parvathi é a Deusa do Poder e da Energia, não Shiva.
Só ouvimos falar de Swayamvar nas antigas tradições do casamento hindu, onde era a noiva que decidia com quem casar. Não havia Swayamvadhu, o noivo não podia realizar concursos de beleza para decidir com qual noiva se casar. Em vez disso, era a noiva que, num Swayamvadhu, colocava todos os potenciais noivos concorrentes em diferentes concursos e depois seleccionava o noivo de quem gostava.
Então, se esta era a importância dada às mulheres na nossa tradição, então quando e onde entrou esta contradição da ameaça do dote na nossa sociedade? Nós não encontramos nenhum caso de violência relacionada ao dote na literatura dos tempos antigos. Nem mesmo na literatura pertencente à era pré-colonial da Índia
Even durante os dias iniciais do domínio britânico, os escritores europeus contemporâneos Orme, o missionário católico francês Jean-Antoine Dubois que veio à Índia em 1792 e Malcom elogiaram o status das mulheres hindus na Índia. Malcom diz que as mulheres hindus "têm uma palavra a dizer nos assuntos do Estado, têm uma disposição distinta e bens próprios, gozam tanto quanto a liberdade que desejam". Malcom também elogia mulheres governantes como Ahalya Bai por serem grandes administradoras.
Então quando aconteceu a virada errada?
>p>O Assentamento Permanente de Bengala - As Reformas Terrestres Britânicas da ÍndiaTudo começou com o Assentamento Permanente de Bengala em 1793 pelos britânicos sob o comando de Lord Cornwallis. Ao introduzir o Assentamento Permanente, os britânicos permitiram a propriedade privada de terras na Índia, até então desconhecida na Índia.
Até então, os zamindars não eram senhores da terra, mas apenas coletores de impostos, coletores de renda de terra que costumavam cobrar dos agricultores e entregá-la ao governo local. Os britânicos converteram esses cobradores de impostos em zamindars dando-lhes a propriedade dessas terras, e usando-as como um meio de saquear os agricultores em nome de mais impostos. Eles foram deixados inteiramente à mercê de seus proprietários, que também tinham uma participação na produção e que não era fixa.
Proibição de Direitos de Propriedade para as Mulheres sob a Regra Britânica
Mas a mudança que afetou o status das mulheres na sociedade indiana foi a regra imposta pelos britânicos que proibia as mulheres de serem proprietárias de qualquer propriedade! E foi isto que criou a ameaça do sistema do dote na Índia.
No sistema existente, os pais costumavam dar riqueza e presentes valiosos às suas filhas durante o casamento. E a noiva continuou a possuir essa riqueza mesmo depois do casamento e isso proporcionou à esposa independência financeira e geralmente não havia necessidade de uma esposa depender do marido para suas necessidades financeiras.
Mas uma vez que os britânicos proibiram as mulheres de terem qualquer direito de propriedade, isso significava que toda a riqueza que uma mulher recebia de seus pais seria propriedade do marido, em vez disso. E no momento em que este sistema de marido possuir a riqueza de sua esposa foi criado, o sistema tradicional de dote foi convertido em uma ameaça criando uma instituição de ganância que oprimiu, vitimizou e reprimiu as mulheres. A ganância que deu início criou um sistema onde o marido e sua família começaram a olhar para a noiva que chegava como uma fonte de propriedade e riqueza, a sociedade dominada pelo homem tornou-se gananciosa, marido e sogros começaram a exigir mais dote da noiva e de seus pais. A harmonia social e os laços criados pela instituição do casamento foram-se. O casamento tornou-se apenas mais um negócio, onde fazer riqueza era mais fácil. A criança masculina tornou-se uma fonte adicional de renda, e a criança feminina tornou-se um fardo financeiro para a família. Isso levou à criação de problemas sociais, como o feticídio feminino e um desequilíbrio na relação homem-mulher na sociedade, o que levou a mais crimes contra as mulheres.
Após os britânicos proibirem as mulheres o direito de possuir ou herdar propriedade, até 1956 as mulheres na Índia não tinham o direito de herdar propriedade de seus pais.
Foi somente em 1956 que as leis pessoais hindus foram alteradas, dando às mulheres o direito de herdar propriedade ancestral.< Mas novamente esses direitos não eram iguais aos dos homens. Os filhos tinham uma parte independente na propriedade ancestral, enquanto as partes das filhas se baseavam na parte recebida pelo pai.
Foi apenas tão recentemente como em 2005, quando as leis hindus foram emendadas novamente, agora dando às mulheres o mesmo status que aos homens em termos de propriedade ancestral.
PS: Note que o post acima mencionado é apenas para mulheres hindus.India ainda não tem um código civil uniforme que procura leis uniformes para todos os cidadãos independentemente da sua religião.
PSS: Para todas as mulheres bonitas lá fora, o conceito de Stridhan chamou-me a atenção. Pensei que este artigo te ajudaria.
É teu, mulher