O que faz 'Tora! Tora! Tora!' significa? Como se originou este ditado?
Ouvimos dizer que a ideia de To+Ra é uma abreviatura de katakana para um acrónimo de totsugeki raigeki (突撃雷撃) é apócrifa.
É do meu conhecimento que na viagem ao Havai o Comandante Tadakazu Yoshioka elaborou os sinais de ataque. Porque os bombardeiros estavam equipados com telégrafos em vez de microfones ele escolheu os sinais de fácil reconhecimento do estilo Morse: para (..."...) e ra (...). Era sinalizar o ataque. ra era indicar que o ataque tinha sido uma surpresa. Era um código. A mensagem foi tocada três vezes para ter certeza de que foi recebida.
O fato de que tora soa como "tigre "虎 em japonês foi coincidência.
Às 7:49 da manhã de domingo 7 de dezembro os primeiros aviões japoneses avistaram Pearl Harbor. O líder de vôo Iyozu Fuchida ordenou ao seu homem de rádio que se aproximasse, seguido alguns minutos depois por ra, ro, ra , ト,ラ,ト,ラ,ト,ラ.
Em 07:40 horário padrão do Havaí, o comandante Mitsuo Fuchida chegou com a primeira onda de ataque na costa norte de Oahu's perto de Kahuku Point. A primeira onda de ataque foi em seguida para oeste e voou ao longo da costa noroeste. Não houve fogo antiaéreo, nenhum alerta e todos os navios sentados em seus ancoradouros não fizeram nenhum esforço para escapar.
Fuchida ordenou "Tenkai" (Tomar posição de ataque), e ao ver nenhuma atividade dos EUA em Pearl Harbor. Ele então abriu seu dossel e disparou um único foguete azul escuro conhecido como "dragão negro", para sinalizar para atacar.
Após passar pela Baía de Waimea às 07:49, Fuchida instruiu seu operador de rádio, o Sub oficial de 1ª classe Norinobu Mizuki, a enviar o sinal codificado "To, To, To....". (ト,ト,ト,....) Isto significava "iniciar ataque".
"Era 0749 quando ordenei ao meu radioman para enviar o comando, 'Ataque!' Ele imediatamente começou a retirar o sinal de código pré-arranjado: 'TO, TO, TO..."
Fuchida, pensou que o comandante Shigeru Itaya's Zeroes tinha perdido o sinal, então ele disparou um segundo foguete. Então todos eles começaram o ataque.
Em 07:53, Fuchida ordenou a Mizuki para enviar as palavras de código "Para Ra! Para Ra! A Rá!" (ト,ラ,ト,ラ,ト,ラ) para o porta-aviões Akagi, o porta-aviões da 1ª Frota Aérea. Isto significava que "ataque, surpresa" tinha sido alcançado ou "Ataque surpresa bem sucedido alcançado".
"A eficácia do nosso ataque era agora certa, e uma mensagem, ' Ataque surpresa bem sucedido! ' foi enviado para Akagi [Bandeira da frota de ataque japonesa] em 0753. A mensagem foi recebida pela transportadora e devidamente retransmitida para a pátria"
O ataque bem sucedido fez de Fuchida um herói nacional e foi-lhe concedida uma audiência pessoal com o Imperador.