Porque é que o iPhone tem 72% do mercado de smartphones no Japão?
Eu escrevi um extenso blog sobre esta questão em abril: http://www.mobilecrunch.com/2010/04/23/new-market-study-shows-iphone-continues-to-be-big-in-japan/
Basicamente, o que as pessoas no Japão e em outros lugares definem como um smartphone é muito diferente. Nos EUA, por exemplo, it's um telefone com funcionalidades avançadas, por exemplo, capacidade de navegação na web.
No Japão, porém, mesmo os modelos mais simples permitem que você navegue na web e tenha uma série de funções brilhantes. Por isso's no Japão, algumas pessoas basicamente colocam telefones com OS não fabricados por fabricantes locais, por exemplo o iPhone, Blackberry, telefones HTC etc., no segmento dos smartphones.
E it's neste segmento específico e estreito que o iPhone capturou 72% de quota de mercado. Outra explicação é que na altura da pesquisa, não havia sequer cinco telefones Android diferentes no mercado japonês (a situação do Android está a melhorar gradualmente).
Mas tal como em qualquer outro lugar, não existe uma definição válida e universalmente adoptada do que o termo smartphone realmente significa, pelo que a pesquisa não deve ser levada demasiado a sério.
Artigos semelhantes
- Como um anime como o Attack On Titan é percebido no Japão, dado que o anime não tem a melhor reputação no Japão (ler comentário)?
- Vou viajar para o Japão na próxima semana. Que aplicações específicas do Japão para o Android seriam muito úteis para ter?
- Porque é que os smartphones já não têm baterias amovíveis? Porque é que a maioria, se não todos, os smartphones têm baterias não removíveis?
- Porque é que as empresas indianas de smartphones não têm um bom desempenho no seu próprio mercado?