Como reduzir a defasagem do turbo
Primeiro, esteja ciente de dois comportamentos diferentes de motores turboalimentados que são ambos frequentemente referidos como "turbo defasagem"
p>Turbocompressores são alimentados pelo calor e vazão dos gases de escape do motor, e a baixa RPM o motor simplesmente não'não produzem escape suficiente para o turboalimentador fazer seu trabalho. Os fabricantes de automóveis costumam trabalhar em torno disso usando pequenos turboalimentadores que podem fazer impulso significativo a baixas rotações (por exemplo, 2000 ou mais), embora pequenos turboalimentadores tenham potencial de potência limitado. Motores turboalimentados de alto desempenho precisarão de mais vazão de escape e, portanto, mais RPM, com sistemas de reposição que potencialmente requerem 4000 RPM ou mais.Se o turboalimentador pode'não faça a aceleração total até 4000 RPM, e se você pisar no acelerador enquanto navega a 2500 RPM, você'provavelmente vai se encontrar esperando alguns segundos para que as RPM subam. E as RPM irão subir lentamente no início porque você'terá um impulso baixo, mesmo com a aceleração total, até que o turboalimentador tenha fluxo de escape suficiente.
Algumas pessoas chamam isso de "atraso", mas eu acho que é um erro chamar-lhe isso. Eu só chamo isso de estar na marcha errada... Porque você pode resolver esse problema mudando para uma marcha mais baixa. Isso não só lhe permitirá engrenar mais alto, obtendo assim mais impulso e mais binário do motor, como também multiplicará o binário do motor com uma relação de transmissão mais favorável. It's win-win.
A coisa que as pessoas chamam corretamente de lag é a quantidade de tempo necessária para que a pressão do coletor de admissão suba do vácuo de cruzeiro para qualquer pressão que seja considerada "reforço total" para a RPM atual do motor. Leva um pouco de tempo para o conjunto rotativo do turboalimentador (turbina, eixo e compressor) girar de marcha livre em cruzeiro para, no entanto, muitas dezenas de milhares de RPM são necessárias para produzir a alimentação total.
Com turboalimentadores modernos, isto acontece tão rapidamente que é pouco perceptível se a RPM do motor já é alta o suficiente para fazer uma quantidade útil de alimentação em primeiro lugar. Você geralmente pode trabalhar em torno disso apenas aplicando o acelerador uma fração de segundo mais cedo, para que a potência esteja lá quando você quiser.
Com um carro de transmissão manual, há mais dois cenários a considerar.
Quando se parte de um impasse, levará tempo para que o RPM alcance a faixa de trabalho do turboalimentador's. Uma maneira de contornar isso é usar um limitador de RPM de "dois passos" ou de "controle de lançamento". Quando o carro é parado, e ambos os pedais da embreagem e do acelerador são totalmente pressionados, as RPM do motor são limitadas a um valor artificialmente baixo, por exemplo, talvez 4000 em vez de 6500 RPM. Isso permite que o turboalimentador construa algum impulso sem causar muitos danos à embreagem quando o motorista solta o pedal da embreagem. No entanto, ainda é bastante difícil para a embreagem e para a transmissão - este tipo de coisa raramente é usada fora das corridas de arrasto.
Quando se muda de marcha, o motorista normalmente levanta o acelerador completamente, o que faz com que todo o reforço seja ventilado. Assim, o condutor estará à espera do turbo lag quando engrenar a próxima mudança. A "mudança de pé plano" significa que o condutor mantém o acelerador a todo o gás durante o turno, para que a pressão de aceleração seja mantida, e não há atraso após o turno. Um limitador de inversão de marcha em duas etapas também ajuda aqui; se o corte de combustível limitar as RPM a, por exemplo, 5000 RPM, então haverá menos choque nos componentes do trem de força do que depender do limite de inversão padrão. It's ainda assim é bastante abusivo, então novamente você não't veja isto usado muito fora das corridas.
P>Pistas de arraste com turboalimentadores e transmissões automáticas resolvem o problema de lançamento com um conversor de torque "high stall", que permite então uma breve rotação alta o suficiente para aumentar o impulso enquanto em andamento e usando o freio para segurar o carro parado. Isto também não é muito usado fora das corridas de arrasto.