Não há problema em ver South Park aos 16 anos de idade?
Como? Eu vejo esta pergunta como potencialmente significando duas coisas:Em termos de sua adequação moral/'humor de conteúdo adulto'/linguagem empregada
Depende da educação de cada um. Certamente haveria uma minoria considerável nos países ocidentais, que teria tido uma educação protegida, onde parte do humor pode representar um choque cultural para o indivíduo.
Aqueles que aos 16 anos só frequentaram escolas religiosas, ou estão fortemente integrados numa comunidade religiosa, podem muito bem estar protegidos de algumas das realidades apresentadas no South Park pelo seu método e moda absurda. Além disso, algumas das verdades domésticas que um espetáculo como o South Park pode representar, para seus valores ainda inquestionáveis e percepções mais amplas sobre a sociedade e sua própria posição mais ampla dentro dela, certas emoções desconfortáveis, já que não estão prontos para avaliar tais coisas anteriormente tomadas como um fato da vida.
As pessoas de educação abrigada podem não estar confortáveis com o nível de palavrões ou discurso sexual aberto no sentido mais explícito.
No entanto, eu não diria que essa seja a norma. A maioria dos jovens de 16 anos nos países ocidentais teria passado esta fase da sua vida antes de atingir os 16 anos por um par de anos, mesmo em criações relativamente abrigadas, e assim o programa é perfeitamente apropriado.
Em termos de compreender ou não o programa
Eu diria que para qualquer pessoa 'politicamente consciente', ela começaria a apreciar mais o comentário social e as nuances politicamente satíricas presentes ao longo do programa, uma vez atingida a idade de cerca de 13 ou 14 anos
Para os adolescentes menos activamente envolvidos na actualização dos assuntos actuais, no entanto, é improvável que eles 'recebessem' o programa na íntegra até cerca dos 16 ou 17 anos de idade. Há um nível de intelectualismo em South Park, que pode passar por cima das cabeças dos espectadores adultos, quanto mais dos que têm 16.
Para dar um exemplo anedótico South Park ficou popular quando eu tinha cerca de 10 ou 11 anos, e tornou-se um pouco uma loucura para as crianças no Reino Unido, por volta da minha idade, vê-lo em segredo. Era mais atrevido, vulgar e rude e mauzão que os Simpsons. No entanto, a loucura morreu e a maioria de nós não entendia muito além dos one-liners, exceto por algumas vezes quando os garotos estavam apenas se comportando como garotos típicos que podíamos relacionar.
Então alguns anos depois, por volta dos 14 anos, comecei a assistir novamente e 'consegui', percebendo que, especialmente a partir da quarta temporada, parecia que havia um ponto em cada episódio. No entanto, para muitos dos meus amigos que rejeitaram o programa depois da loucura original, e nunca mais o viram nos anos seguintes, South Park era apenas um programa cheio de piadas de peidos e de "one-liners". Só depois de eu o reintroduzir na Universidade, oito ou nove anos depois é que eles começaram a apreciar as idiossincrasias e nuances que Trey Parker e Matt Stone trazem para a mesa, e revêem episódios antigos sob uma nova luz.
Artigos semelhantes
- South Park é racista em relação aos asiáticos? Porquê ou porque não?
- Tenho de ver o espectáculo do South Park antes de jogar os jogos?
- Que episódio vai convencer a minha namorada a ver South Park comigo?
- Como é que programas de televisão como o South Park não estão proibidos de aparecer na televisão?