Quantos GFLOPS de desempenho de ponto flutuante o A10 Fusion da Apple produz?
Acho que vou responder minha própria pergunta, pois parece que a informação disponível parece mais vaga do que conclusiva.
O iPhone 7 está rodando no A10 Fusion SoC, uma GPU de 6 núcleos com um aumento estimado de 50% (de acordo com Linley Research Group) na velocidade do relógio do A9 SoC anterior no iPhone 6S. Podemos assumir com base nesta informação, sabendo que a GPU A9 corre a 450MHz, o A10 Fusion deve correr algures no ballpark de 650MHz. Os únicos SOCs gráficos de dispositivos móveis na época do lançamento do iPhone 7 que se mostraram mais poderosos em uma folha de especificações foram os Snapdragon 820 e 821, placas que terminam graficamente em aproximadamente 410 e 520 GFLOPS, respectivamente.
Podemos usar esta informação para assumir que o iPhone 7 can't colocar acima de 400GFLOPS e julgando como este salto afetaria a tendência geral de desempenho de ponto flutuante dos iPhones anteriores, pode-se assumir o desempenho de precisão única do iPhone 7 para sair a cerca de 300GFLOPS (talvez um pouco menos que isto devido ao potencial de estrangulamento térmico na saída máxima, um problema conhecido do telefone). Podemos também inferir que a Apple não gostaria que seu último iPhone tivesse um desempenho geral maior do que seu último iPad, então se sabemos que o atual iPad Pro de 12,9 polegadas tem uma contagem GFLOPS de 350, podemos assumir mais conclusivamente que o iPhone 7 não é maior do que 300 GFLOPS forte.
Para comparar, a base do iPhone 7 deve ser pelo menos 10% mais potente do que uma Xbox 360 totalmente carregada a menos de 1% do tamanho.
Artigos semelhantes
- Qual é melhor, o Snapdragon 410 ou o Apple's A10 Fusion?
- Qual a potência da placa gráfica do Samsung Galaxy S20 (Mali-G77 MP11) no desempenho do GFLOPS?
- Porque é que a Apple removeu o teclado dividido do iPad Pro? O teclado flutuante é muito incómodo.
- O Snapdragon 845 é mais potente que o Apple A10?