Quais são os diferentes tipos de armaduras de tanques, e como são combinadas?
Tipos de armaduras:
Aço laminado ou aço fundido - isto seria representativo da maioria dos tanques na Segunda Guerra Mundial, Coreia, Vietname, e até aos anos 80. Praticamente como descrito - um aço temperado. Claro que, naqueles dias, o que você preferia era uma camada externa mais dura (para quebrar ou desviar os tiros) e uma camada interna um pouco mais suave para absorver a energia sem fraturar para manter o tiro do interior do tanque.
Nos anos 80 foi introduzida a armadura 'compósita', que inclui camadas de aço laminado, camadas cerâmicas e, por vezes, até material tipo Kevlar para melhorar a camada interna de absorção de energia, em particular para melhor lidar com as rondas de Alto Explosivo Anti-Tanque (HEAT), embora a armadura compósita também faça um excelente trabalho de protecção contra as rondas de penetração de energia cinética (sabot). Este tipo de armadura você encontra nos famosos Abrams dos EUA, o Challenger britânico, e muitos veículos blindados hoje em dia. Os primeiros protótipos foram fundidos em vidro de sílica entre chapas de aço laminadas. As particularidades da "fórmula" destas blindagens de um país hoje em dia é um segredo altamente protegido, mas o conceito geral é o mesmo de país para país - uma camada cerâmica (ou camadas) colada entre duas placas de aço laminado. Por vezes é utilizado urânio empobrecido (DU) nas camadas para ajudar a romper as voltas do sabot.
Tanto nas armaduras de aço modernas como nas mais antigas, os tanques incluem por vezes um revestimento interior para evitar "spalling", onde um disparo não penetra bem, mas quebra os flocos da camada interior de aço e atira-a ao redor do compartimento, matando a tripulação e danificando o equipamento.
Finalmente, muitos veículos blindados irão adicionar uma camada de 'blindagem reactiva', que são basicamente pequenas caixas cheias de explosivos concebidas para detonar quando atingidas com uma bala HEAT, para 'quebrar' o jacto explosivo antes de chegar à blindagem principal.
Isto é o que parece quando se amarra uma blindagem reactiva num tanque:
">Or pode colocar uma grande vedação metálica à volta do veículo para predetonar a ronda HEAT, como a Stryker: (esta também é uma espécie de 'armadura').
Existem algumas excepções (armadura de alumínio ou camadas de alumínio, normalmente em suportes blindados de pessoal para reduzir o peso), mas isto cobre a maioria das armaduras do veículo, especialmente quando se trata de tanques de batalha principais (MBTs).
Artigos semelhantes
- Porque é que os tanques não usam armaduras inclinadas nos seus lados?
- Na Segunda Guerra Mundial, o cimento era eficaz contra os cartuchos dos tanques? Poderia ser usado como uma camada extra de armadura em tanques?
- Vai partilhar algumas experiências sobre reuniões matrimoniais combinadas?
- Quem venceria numa luta: O Super-Homem de Armaduras Cósmicas ou Thanos com o Infinity Gauntlet?